14/08/2019

Cesar, o líder na votação da CIPA

Cesar, o líder na votação da CIPA

 

Inclusão social também é praticada em comissões de trabalho dentro da Cooperativa Dália Alimentos

 

Há cinco anos trabalhando na Dália Alimentos, o funcionário do Supermercado Dália de Encantado, Cesar Henrique Spessato, obteve a maior votação no pleito que elegeu os novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) para a gestão 2019/2020. Os 94 votos recebidos no dia 7 de agosto, data da eleição, surpreenderam até mesmo o candidato, que diz ter “sentido o coração bater mais forte” no dia seguinte ao ver seu nome no topo da lista que contava com 33 inscritos.

Cesar é designado como um funcionário comprometido e muito especial. Ele se enquadra no percentual de funcionários denominados Pessoas com Deficiência (PCD’s), contudo, sua pré-disposição para ajudar aos demais funcionários de diferentes setores o torna assíduo e colaborativo. Atualmente, na Dália Alimentos, são 79 PCD’s trabalhando, sendo 32 auditivos, 18 físicos, 15 visuais, 12 mentais e dois com deficiências múltiplas. Eles estão locados em diversas divisões e setores: supermercados, frigorífico, fábrica de rações, indústria de lácteos, administrativo e refeitório. Outros dez aprendizes PCD’s, sendo um visual, um auditivo e oito mentais, estão na parte teórica do curso Jovem Aprendiz e, em setembro, iniciam a parte prática na cooperativa.

Aos 34 anos, Cesar é filho de produtor associado à Cooperativa Dália Alimentos, reside com os pais na Linha Auxiliadora, na zona rural de Encantado, e em dias de tempo aberto e ensolarado se desloca ao trabalho de bicicleta; nos demais utiliza o transporte coletivo para chegar até o trabalho e iniciar sua jornada. Percorre em torno de oito quilômetros, por cerca de uma hora, até chegar ao trabalho. Efetivado como funcionário no dia 2 de junho de 2014, teve sua primeira experiência na Dália como Jovem Aprendiz, no período de fevereiro de 2013 a fevereiro de 2014. Devido ao seu empenho e dedicação, obteve a efetivação e hoje trabalha como auxiliar no Supermercado de Encantado.

Ser eleito e, mais que isso, ser o mais votado no pleito da CIPA deixou Cesar orgulhoso e pleno de felicidade. Questionado sobre o motivo de ter recebido tantos votos, resume em uma frase: “Eu ajudo a todo mundo, acho que por isso votaram em mim”. Os colegas de Cesar também vibraram com a votação expressiva do jovem e veem como uma forma de inclusão social em mais um ambiente da empresa.

A nova comissão tomará posse no dia 11 de setembro. Antes disso, os eleitos e suplentes participarão de uma capacitação ao cargo do Setor Segurança do Trabalho com carga horária de 20 horas. A CIPA também conta com o mesmo número de membros titulares e suplentes indicados pela cooperativa, que igualmente passarão por capacitação.

 

Os eleitos

Os membros titulares da CIPA são Cesar Henrique Spessato (Supermercado Encantado) com 94 votos, Angélica Aparecida da Silva Campos (Unidade Frigorífica/Embutimento) com 81 votos, Lino Hennika (Unidade Frigorífica/Industrialização) com 72 votos, Daniela Regina Signori Catalan (Unidade Frigorífica/Embalagem) com 72 votos, Ana Maria de Bairros (Supermercado Encantado) com 64 votos, Reinaldo Casimiro Ramirez (Unidade Frigorífica/Embutimento/Noite) com 60 votos e Everton Machado Nunes (Unidade Frigorífica/Fumeiros/Noite) com 60 votos.

Os suplentes são Danous Gustave (Unidade Frigorífica/Embalagem Noite) com 59 votos, Dionatan de Oliveira Guedes (Manutenção) com 51 votos, Bladimy Dufane (Unidade Frigorífica/Desossa) com 49 votos, Vanda Turatti (Unidade Frigorífica/Embutimento) com 48 votos, Alexsandro dos Santos (Unidade Frigorífica/Estocagem Noite) – 41 votos e Michael Rodrigues Sampallo (Estocagem) com 38 votos.

Cabe à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, sendo a comissão responsável por fazer a identificação dos riscos do meio ambiente do trabalho e elaborar mapa de risco, com os locais onde podem acontecer acidente de trabalho. Os trabalhadores devem participar da elaboração do mapa. A sua composição deve ter representantes dos empregados e do empregador.

Também é função da CIPA realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e nas condições de trabalho visando à identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores, além de participar, em conjunto, com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) ou com o empregador, da análise das causas das doenças e dos acidentes de trabalho, bem como propor soluções para os problemas identificados.

 

Legenda: Cesar foi o mais votado em eleição que definiu novos membros da CIPA

Foto: Carina Marques

 

Assessoria de Imprensa Dália Alimentos

Jornalista Carina Marques