17/09/2020

Dália ambientalmente correta: reuso de água de efluente

Dália ambientalmente correta: reuso de água de efluente

 

A água é um bem precioso que temos a disposição para diversos fins. Embora seja um recurso renovável, é também um recurso limitado, uma vez que a disponibilidade de água doce no mundo é muito pequena. Esta é a preocupação e a justificativa para a sua preservação.

No Complexo Lácteos da Dália Alimentos em Palmas, cidade de Arroio do Meio, todo caminhão que transporta leite deve passar pelo sistema de lavagem externa, que ocorre na própria unidade. Devido à alta demanda, um volume grande de água é utilizado neste processo e como a água não precisa ser potável para esta finalidade, a cooperativa adotou o sistema de reutilização de água da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE).

Depois de tratada, a água é bombeada até a rampa de lavagem dos caminhões. Diariamente são higienizados cerca de 50 caminhões, tendo uma média de 411 metros cúbicos ao mês de água reutilizada. Em 2019, no período de janeiro a agosto, foram reutilizados 2.393 metros cúbicos e em 2020, no mesmo período, foram reutilizados 2.772 metros cúbicos de água. Anualmente a Dália reutiliza em torno de 5.000 metros cúbicos de água neste processo. Após a lavagem dos caminhões, a água retorna para a Estação de Tratamento para ser novamente tratada e devolvida ao meio ambiente sem qualquer impureza.

Com esta ação, além da questão econômica, bastante significativa, a Dália Alimentos contribui com o meio ambiente, captando volume menor de água do Rio Taquari, ou seja, menos recurso hídrico utilizado. A Dália está sempre buscando por formas adequadas de destinar e reaproveitar seus efluentes de forma correta visando sempre ao cuidado e à preservação do meio ambiente.

 

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Jornalista Carina Marques

Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa