25/08/2021

Dália começa a receber trigo para elaboração de rações

Dália começa a receber trigo para elaboração de rações

Com alta no preço do milho, cooperativa começa a adquirir trigo para a elaboração de rações em suas três unidades fabris

Começaram a chegar às unidades fabris de ração da Cooperativa Dália Alimentos, em Encantado e Arroio do Meio, caminhões com trigo. O vegetal passou a ser adquirido pela cooperativa no mês de agosto devido à alta nos custos do preço do milho, uma vez que o trigo pode substituir parcialmente o cereal na elaboração de rações para abastecer as três cadeias produtivas em que produtores da Dália atuam: suínos, bovinos leiteiros e frango de corte.

Conforme o supervisor do Setor Grãos e Rações, Walter Rahmeier, as primeiras cargas foram adquiridas de armazéns, tendo em vista que a colheita da cultura do trigo inicia-se em outubro. “Não é praxe da Dália comprar trigo, mas devido ao alto custo do milho, optamos por este cereal que consegue atingir desempenhos similares na elaboração das rações fabricadas nas três unidades da cooperativa. O uso do trigo está sendo desenvolvido pelo Setor de Nutrição da Dália Alimentos, que não abre mão da qualidade do produto final, visando também a redução dos custos”.

Produtores que plantaram o grão e manifestarem interesse em vender o cereal, podem entrar com contato com a Divisão Produção Agropecuária pelo (51) 3751-9000 ou com a Unidade Silos Guaporé pelo (54) 3443-2220 ou (54) 99705-8957. Será adquirido trigo de produtores associados à cooperativa e também produtores não sócios. “Pensamos na viabilidade econômica e o trigo é um ótimo grão para ser empregado na elaboração das cerca de 26 mil toneladas de rações produzidas mensalmente pelas nossas fábricas em Encantado e Arroio do Meio”.

 

Conhecendo e analisando os grãos

Para que o trabalho siga de acordo com os padrões da cooperativa, a Divisão Controle de Qualidade organizou, junto a Emater/RS-Ascar, uma capacitação com foco na classificação vegetal, incluindo as culturas milho e trigo. As aulas foram ministradas em duas etapas, nos dias 18 e 25 de agosto, e reuniram os funcionários responsáveis pelo recebimento destes dois tipos de grãos.

Quem ministrou as aulas teóricas e práticas foi o extensionista da Emater/RS-Ascar formado em Tecnologia de Produção de Grãos, Filipi Fagundes dos Santos, que trabalha diretamente no Porto de Rio Grande, cuja equipe é responsável pela classificação de 82% de todo o grão que chega ao Rio Grande do Sul.

O trigo é uma das matérias-primas que a Dália Alimentos começou a receber recentemente e o milho a matéria-prima de maior inclusão nas rações elaboradas pelas fábricas da cooperativa. “Sempre é importante aprimorar o conhecimento e receber a melhor matéria-prima possível, pois dela dependerá a qualidade da ração produzida e levada ao campo”, comenta a supervisora do Laboratório Matriz, Graziela Botega.

O trigo é o segundo cereal mais cultivado em todo o mundo. Na sua forma mais bruta, em grão, o consumo do trigo dispõe de quantidades significativas de carboidrato, tornando-se uma boa fonte de energia, rico em potássio, fósforo, magnésio e vitaminas do complexo B.

 

Legenda: Silos na unidade fabril em Palmas, Arroio do Meio

Foto: Rudimar Piccinini/Divulgação

 

Legenda: Capacitação com foco e estudo sobre o trigo a funcionários da cooperativa

Foto: Carina Marques

 

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Jornalista Carina Marques

Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa