10/05/2022

Dália entrega 80 livros ao lançar Concurso Cultural em Encantado

A Cooperativa Dália Alimentos em parceria com a Administração Municipal de Encantado, lançou no dia 13 de abril, no auditório Brasil, o Concurso Cultural alusivo aos 75 anos da cooperativa.

O evento marcou a última visita dos representantes da Dália, que percorreram o estado gaúcho apresentando o concurso para autoridades municipais. Na ocasião, o Presidente do Conselho de Administração da Dália, Gilberto Antônio Piccinini, Presidente Executivo, Carlos Alberto Figueiredo de Freitas e a supervisora do setor social, Tânia da Rosa Kummer, apresentaram o projeto ao Prefeito Jonas Calvi, à Secretária de Educação Stéfanie Casagrande, além de mais 16 diretoras, sendo dez Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) e seis Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI).

O prefeito Jonas ressaltou a iniciativa da cooperativa, que vem ao encontro dos projetos diferenciados que a Administração Municipal desenvolve na área da educação. “Ficamos muito felizes em sermos procurados pela Dália para fecharmos essa parceria, que tem tudo a ver com o novo momento da educação de Encantado”, comentou.

De acordo com Stéfanie, o concurso impacta em toda a comunidade, pois resgata a história de uma grande empresa do munícipio, responsável pela geração de muitos empregos, consumo dos produtos da comunidade e ainda em todo o ciclo agropecuário. “Todas as ações culturais promovidas por empresas, pela sociedade civil e diferentes órgãos públicos, vêm a somar e por isso, tenho certeza de que a taxa de adesão será de todos os nossos alunos do ensino público municipal”, frisa a secretária.

O formato do concurso foi organizado pela Dália em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura de Encantado e também será realizado em outros nove municípios de atuação da cooperativa.

Durante o evento, foi exibido um vídeo institucional da Dália, com duração de 15 minutos. O vt foi produzido na comemoração dos 70 anos da cooperativa e traça a trajetória de imigrantes europeus até a o Vale do Taquari. Além disso, foram entregues 80 livros destinados à pesquisa por parte dos alunos participantes do concurso.

Destemidos

O livro intitulado “Destemidos – O Espírito Cooperativista dos Probos de Rochdale ao Empreendedorismo Neocooperativista da Dália Alimentos” também foi produzido em comemoração aos 70 anos e foi escrito por Tânia Tonet (In memoriam) e Charles Tonet, pesquisadores da Serra Gaúcha.

A obra, que conta a história da Dália até o ano de 2017, também remonta a imigração italiana e alemã para o Brasil, além de abordar os conceitos do cooperativismo.

Legenda: Evento reuniu autoridades municipais e representantes da Dália

 

Foto: Kástenes Casali

 

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

 

Jornalista Kástenes Casali

Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa