10/05/2022

Dália oferece curso de operador de paleteira elétrica na unidade do Frango de Corte

Durante o sábado, no dia 09 de abril, a Cooperativa Dália Alimentos ofereceu o curso de paleteira elétrica para 18 funcionários dos setores de embalagem e expedição da unidade de Frango de Corte em Palmas. O curso foi dividido em dois módulos, com parte teórica e a prática.

A Dália oferece este e outros cursos por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), que é o órgão de registro, cadastro e certificação das cooperativas do estado.

Conforme o supervisor Segurança do Trabalho da Dália, Luis Henrique Wendt, este tipo de treinamento não possui uma periodicidade definida e é organizado à medida em que há novos funcionários e necessitam da habilitação para operar paleteiras ou até empilhadeiras, onde é proibido utilizar o equipamento sem a devida capacitação.

Wendt lembra que, conforme estipula a Norma Regulamentadora 11 (NR-11), todos os equipamentos que possuem força motriz própria precisam de um operador habilitado. “Nos ambientes industriais e depósitos em que materiais são movimentados, tanto verticalmente como horizontalmente, se faz necessário o uso de empilhadeira e paleteiras elétricas tracionarias. Neste caso, os funcionários da  Divisão Frango de Corte em Arroio do Meio foram treinados e habilitados para operar com segurança a paleteira elétrica”, explica o supervisor.

Para ele, toda essa capacitação tem como objetivo minimizar perdas em acidentes pessoais, como também auxilia na proteção da carga que está sendo movimentada. “Nessa situação, o risco pode ser elevado, por isso se faz necessário seguir algumas regras e procedimentos que asseguram o equilíbrio da carga. A grande importância desta habilitação e capacitação concilia a prevenção de acidentes, protegendo a integridade física dos funcionários, bem como o patrimônio da cooperativa”, observa.

NR-11

A NR-11 se refere ao transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais. Ela foi originalmente editada pela Portaria MTb nº 3.214, de 8 de junho de 1978, para regulamentar os artigos 182 e 183 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), conforme redação dada pela Lei n.º 6.514, de 22 de dezembro de 1977, que alterou o Capítulo V da CLT., e, ao longo do tempo, vem sofrendo alterações e atualizações.

Na prática, é uma norma que visa a segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras.

 

Foto: Divulgação

 

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

 

Jornalista Kástenes Casali

Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa