10/05/2022

Doses da vacina da gripe começaram a ser aplicadas

A Cooperativa Dália Alimentos oferece a vacina Influenza Tetravalente gratuitamente aos funcionários

 

Desde o dia primeiro de abril a Cooperativa Dália Alimentos está aplicando a vacina influenza tetravalente na prevenção à gripe comum. A dose está disponível para todos os funcionários, de forma gratuita e, para familiares e pessoas próximas ao vínculo familiar, podem ser adquiridas a um custo de R$ 62,00.

De acordo com a supervisora do Setor Pessoal, Sandra Simonis Lucca, há algumas décadas a cooperativa vinha adquirindo as vacinas da gripe para os empregados que têm interesse em aplicá-las. “A empresa comprava e cobrava o custo e estendia aos familiares. No entanto, desde o início da pandemia causada pela covid-19, passamos a oferecer a vacina gratuitamente para os empregados dos frigoríficos, por uma determinação do Ministério Público do Trabalho. A dose passou a ser estendida para os demais empregados, quando sobram”, salienta.

Sandra explica que geograficamente, vivemos em uma região úmida, e, por isso a vacina da gripe é importante na prevenção e redução do absenteísmo e auxilia na qualidade de vida dos funcionários, na prevenção do vírus da gripe. A disponibilização da vacina também objetiva prevenir o adoecimento e a contaminação com o vírus nos ambientes de trabalho e, assim, previne gastos desnecessários com medicamentos.

 

Conforme a técnica de enfermagem da Dália, Tatiana Rodrigues, a cooperativa adquiriu 1.500 doses neste ano. “Nosso intuito, num primeiro momento, é vacinar todos os funcionários dos frigoríficos de frango em Arroio do Meio e de suínos em Encantado. Após, seguir vacinando o restante dos funcionários, lembrando que a dose é gratuita para estes”, afirma.

 

Segundo a técnica de enfermagem do trabalho da Dália, Mirtes Pederiva Boiani, a vacina é importante para criar imunidade, evitando os sintomas de uma gripe severa. “Com essa dose, o organismo cria anticorpos, mas destaco que não evita totalmente a gripe. No entanto, se contrair o vírus, os reflexos serão mais amenos, como se fosse apenas um resfriado”, explica.

 

Legenda: Técnica de enfermagem, Tatiana Rodrigues aplicando a vacina em funcionária do frigorífico de Encantado

 

Foto: Kástenes Casali

 

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

 

Jornalista Kástenes Casali

Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa