08/04/2022

Eleição do Conselho Fiscal e Comissão Eleitoral da Dália será no dia 16 de março

A eleição da nova gestão do Conselho Fiscal no exercício de 2022 e   da Comissão Eleitoral com mandato até 2026, serão simultâneas, na AGO no dia 16 de março.  

O período para inscrição da nova gestão do Conselho Fiscal e da Comissão Eleitoral da Cooperativa Dália Alimentos está ocorrendo desde o dia 16 de fevereiro para encerrar-se em 13 de março. As inscrições devem ser feitas junto ao setor social, durante o horário de expediente ou com o conselheiro da região.

Conforme o Presidente do Conselho de Administração da cooperativa, Gilberto Piccinini, essas duas eleições têm mandatos definidos e são de extrema importância para a cooperativa. “Com toda a experiência da Dália, as escolhas para o conselho e a comissão representam o cuidado burocrático nas eleições, de auditoria e de fiscalização”, afirma.

Para Piccinini, a Comissão Eleitoral, junto com o setor social, cuida do processo das eleições tanto do Conselho de Administrações quanto do Conselho Fiscal e, inclusive, da própria Comissão Eleitoral. De acordo com o presidente, “na próxima Assembleia Geral Ordinária (AGO) será votado em uma nova gestão da comissão, para os trabalhos de fiscalização e auditoria dos processos eleitorais”. Para Piccinini, as funções desses dois grupos são: fiscalizar, acompanhar os projetos, o despenho e os trabalhos da cooperativa.

Conselho Fiscal

As condições gerais para a eleição do Conselho Fiscal estão previstas no regulamento, que está disponível no setor social da cooperativa. Os candidatos devem ser, obrigatoriamente, associados da Dália por pelo menos dois exercícios (dois anos), ter no mínimo 25 anos, ter a propriedade rural cadastrada em seu nome e possuir capital mínimo estatutário (taxa de 200 quotas).

Para se candidatar, o associado deverá requerer sua inscrição junto ao setor social ou com o conselheiro da região. A divulgação dos candidatos para essa nova gestão do conselho será na data 14 de março, às 14 horas. A eleição ocorre com cédula e será realizada no dia 16 de março na Assembleia Geral Ordinária (AGO), conforme ordem do dia constante no Edital de Convocação.

Cada eleitor, que são os delegados, poderá escolher, para o Conselho Fiscal, de três a seis candidatos dentre os que compõe a cédula de votação. Serão considerados nulos os votos que tiverem menos de três ou mais de seis indicações, ou ainda, se houver rasuras na cédula.

Os três candidatos mais votados assumem os cargos de Conselheiros Fiscais Ativos e os três seguintes permanecem como suplentes. Em caso de empate, o critério adotado classifica o candidato que possui mais tempo como associado na cooperativa, por tempo ininterrupto.

Estão impedidos de assumirem o conselho e a comissão os que tiverem parentesco entre si, de até segundo grau. Dos candidatos que fazem parte da gestão atual, apenas dois tem direito à reeleição. Atualmente, os conselheiros titulares são: Veridiana Alba, Daniel Fröhlich e Gustavo Fleck. Já os suplentes são Adriana Inês Diemer Garmatz, José Carlos Ziliotto e Gilmar Joner.

 

Comissão Eleitoral

A Comissão Eleitoral é composta por cinco associados que assumem a gestão pelo  período de quatro anos. São três efetivos e dois suplentes, com reeleição de apenas um deles. Neste caso, o voto dos delegados é livre, possibilitando a escolha de quantos candidatos. Hoje, a comissão é composta pelos titulares Ademar Zampeze, Ademir Lorenzon e Moisés Formentini, enquanto o suplente é apenas Marcelo André Sangalli.

A gestão atual possui apenas um suplente, pois Gustavo Fleck, que integra o atual Conselho Fiscal, renunciou ao cargo de suplente da Comissão Eleitoral, para participar da eleição do conselho de 2021.

 

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

 

Jornalista Kástenes Casali

Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa