Conheça a Dália

A Cooperativa Dália Alimentos Ltda. nasceu no dia 15 de junho de 1947, em Encantado, município localizado na região do Vale do Taquari, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Naquele inverno de 1947, convictos do poder da cooperação, 387 pequenos produtores congregaram esforços e, sob a liderança de João Batista Marchese, fundaram a Cooperativa dos Suinocultores de Encantado Ltda. (Cosuel) que, no dia 8 de junho de 2019, com concordância unânime dos associados, em Assembleia Geral Extraordinária, aprovaram a alteração da denominação social para Cooperativa Dália Alimentos Ltda.

Reportando-se ainda ao passado, embora os modestos recursos e depois de enfrentar inúmeros obstáculos, em agosto de 1948 foi lançada a Pedra Fundamental da Unidade Frigorífica de Suínos, desde então em pleno funcionamento na cidade de Encantado (RS). Com o passar dos anos, a cooperativa foi diversificando suas atividades, já que o objetivo era proporcionar a comercialização de produtos produzidos pelos produtores associados. Baseados neste princípio, e atendendo a necessidade do mercado emergente, surgiu a Fábrica de Óleo de Soja, em 1957 (extinta mais tarde); a Fábrica de Rações, em 1963 (em atividade na produção de rações para suínos e bovinos leiteiros) e a Indústria de Laticínios, em 1965, na cidade de Arroio do meio (RS). A partir daí estruturou-se um sistema de comercialização que tornou os produtos com a marca “Dália” conhecidos em todo o país.

Para tornar a Dália Alimentos cada vez mais competitiva, foram organizadas estruturas de caráter social, técnico e administrativo baseadas nas mais modernas tecnologias como forma de enfrentar um mercado cada vez mais exigente e globalizado. Hoje, a Cooperativa Dália Alimentos conta com uma estrutura enxuta e um quadro de funcionários qualificado. Possui atuação nas atividades suína, lácteos e avícola.

Suas indústrias estão localizadas em Encantado (frigorífico de suínos) e em Arroio do Meio (unidades de lácteos e frigorífico de aves). Os produtos com a marca Dália Alimentos estão presentes em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal, além de serem exportados para 20 países localizados nos continentes Asiático e Africano e no Leste Europeu, além de países do Mercosul.

Mais > Menos >

Missão

Promover o desenvolvimento econômico e social dos associados, funcionários e comunidade em que atua.

Visão

Superar desafios globais, com atualização tecnológica e crescimento rentável e sustentável. Consolidar a cultura de que a satisfação do consumidor será sempre a razão principal de nosso sucesso. Tornar a marca Dália conhecida em todo Brasil, conquistando a confiança dos consumidores.

Crenças e Valores

Cooperação/Ética/Transparência: acreditamos que “as soluções nascem quando sentamos ao redor de uma mesa, todos pensando no bem comum e não em si próprios.” (1)

Conhecimento/Inovação/Empreendedorismo: acreditamos que conhecimento gera mudanças, remove a ignorância e suas consequências, como preconceito e estagnação, para o surgimento de uma nova visão, capaz de alargar os horizontes da compreensão. (2)

Respeito à legislação, às pessoas e ao meio ambiente: Acreditamos que o respeito vem da aceitação dos direitos de cada indivíduo, da sociedade e do meio ambiente em que está inserido. A maneira prática para garantirmos respeito é conhecermos nossos valores e termos consideração para com os valores dos outros. (3)

(1) João Batista Marchese, Idealizador da Cosuel

(2) (3) Brahama Kummaris, O Espírito de Dignidade Humana (50º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Human

Código de Conduta ética

A Dália Alimentos considera ético tudo o que pode ser feito de forma transparente, na presença da ­fiscalização, dos clientes, dos consumidores e sociedade em geral, sem embaraço ou constrangimento. A Dália Alimentos espera que essa conduta seja exercida por todos os associados, funcionários e parceiros. (Julho/2016)

Diretoria

Conselho de Administração

Gilberto Antônio Piccinini - Presidente
Pasqual Bertoldi - Vice-Presidente

Conselheiros de Administração

Silvano Berté - Região de Anta Gorda
Rodrigo Schmitz - Região de Arroio do Meio
José Eramildo Garcia Abich - Região de Candelária
Pasqual Bertoldi - Região de Encantado
Genésio Buffon - Região de Guaporé
Belquer Ubirajara da S. Lopes - Região de Júlio de Castilhos
Valmor Pappen - Região de Progresso (delegado representante)
Jacir Francisco Zanuzzo - Região de Serafina Corrêa

Conselho Fiscal Efetivo

Eduardo Ames
Arlei Luis Parisotto
Gustavo Fleck

Suplentes

Nestor Pedro Gottardi
Mauro Mazutti
Edelvan Balbinotti

Presidente Executivo

Carlos Alberto de Figueiredo Freitas

Gerentes

Rene Luiza C. Gianisella - Controladoria
Antonio Maria Salazar Leivas - Divisão Produtos Lácteos (DPL)
Igor Estevan Weingartner - Divisão Produção Agropecuária (DPA)
Ivane Giacobbo - Divisão Controle de Qualidade (DCQ)
Paulo Roberto Weingartner - Divisão Com. e Marketing-Prod. Suínos
Roberto Luiz Crippa - Divisão de Produtos Suínos (DPS)
Rudimar Piccinini - Divisão Com. e Marketing-Prod. Lácteos
Daniel Martin Weingartner - Divisão de Varejo (DV)
Pedro Raul Mallmann - Divisão Frango de Corte (DFC)