07/07/2020

Enio: 48 anos como produtor associado

Enio: 48 anos como produtor associado

Heisler associou-se à Dália Alimentos em 18 de setembro de 1972 e ainda possui o primeiro Cartão do Associado plastificado e intacto

A data consta 1924 e a casa em estilo enxaimel, restaurada, intacta e típica estilo alemã, é o reduto para o casal associado à Cooperativa Dália Alimentos Enio (78) e Sidonia Heisler (71). Moradores de Linha Sampaio, no interior do município de Mato Leitão, são pais de Moisés (39) e Juliana (32), que também residem no interior, porém trabalham na cidade. O filho trabalha na Secretaria Municipal de Agricultura do município e a filha trabalha em um escritório de contabilidade em Lajeado e mora com os pais.

O casal septuagenário ainda é bastante ativo e cuida sozinho de uma granja de suínos na modalidade terminação com capacidade para 850 suínos divididos em dois pavilhões, sendo o mais novo erguido em 2008 e o outro em 1995. Com o passar dos anos, ambos os empreendimentos receberam ajustes e foram adequados e automatizados conforme a necessidade e orientação da cooperativa, visando ao bem-estar dos animais alojados e ao melhor manejo quanto à atividade.

Contudo, o mais curioso desta história é o período de tempo que Enio é associado à cooperativa: são 48 anos fazendo do cooperativismo sua forma de gerar o desenvolvimento social e econômico de sua família. Há quase cinco décadas, ele resolveu se associar à cooperativa para vender a produção de suínos que começava a criar. Mais que levar consigo décadas de associativismo, Enio ainda guarda com carinho o primeiro Cartão do Associado que recebeu da Dália/Cosuel, confeccionado em 18 de setembro de 1972, ano em que se associou.

Com sotaque alemão e cheio de boas histórias para contar, Enio lembra que se associou à Dália Alimentos no ano de 1972 e após dois anos começou a criar suínos no chamado “ciclo completo”, mantendo esse sistema de produção – que era bastante adotado à época – até o ano de 1984. Enio também produziu leite até o ano de 2010. Depois disso, a cooperativa passou a fornecer o leitão e, para alimentá-lo, mais um concentrado que era misturado ao milho, este produzido pelos próprios produtores. O concentrado misturado ao milho formava uma ração, fornecida como alimento aos animais até completarem o ciclo de engorda e serem carregados para o abate.

No ano de 1995 o sistema atual foi implementado, inicialmente com a construção de um pavilhão novo para 300 cabeças, e anos depois a primeira ampliação, em 2008, mais um pavilhão com capacidade para 550 animais foi edificado, este mais automatizado que o primeiro. Enio é quem cuida de todo o trabalho e aos finais de semana, e sempre que pode, os filhos auxiliam na atividade.

A propriedade da família Heisler possui seis hectares de área de terra, sendo três destinados ao plantio de milho arrendado a terceiros e os outros três onde estão as instalações. “Sou um defensor da cooperativa. Em 48 anos como associado vi a Cosuel (Dália) crescer muito. Nestes anos nunca recebi um dia atrasado. A cooperativa é séria, honra seus compromissos com o produtor e é a melhor opção para a produção de suínos, leite e agora frangos”, coloca.

Além da suinocultura, Enio e o filho Moisés são sócios do Condomínio Avícola Mato Leitão, que no mês de junho alojou os primeiros pintinhos para abate no frigorífico de aves recém inaugurado, com vistas a incrementar a renda da família.

 

Perfil Técnico | Eliandro Provensi

O técnico Eliandro Provensi (35) tem três anos de Dália Alimentos e cita como uma característica diferenciada de Enio sua fidelidade e amor à cooperativa, chegando há quase 48 anos como sócio. “Ele cria suínos há quase meio século, começou no modelo mais arcaico, o ciclo completo, e ainda hoje segue à risca as orientações da assistência técnica para manter as instalações em pleno funcionamento e os lotes com resultados positivos e gerando lucro”. E complementa: “Mesmo após os 70 anos, Enio não deixa os suínos sozinhos. Visita os galpões todos os dias, faz todas as tarefas de limpeza, higienização e até vacinação dos animais. Com certeza é um exemplo de associado Dália”.

 

Legenda: Casal em frente à moradia em Linha Sampaio, datada de 1924

Fotos: Divulgação

 

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Jornalista Carina Marques

 

 

Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa