27/01/2021

Laboratório Dália Matriz atinge índice de satisfação máxima

Laboratório Dália Matriz atinge índice de satisfação máxima

 

Análise foi baseada em ensaio de proficiência para laboratórios de nutrição animal

 

Pela terceira vez consecutiva o Laboratório de Bromatologia da Cooperativa Dália Alimentos, localizado na sede da empresa, em Encantado, participou de um Ensaio de Proficiência para Laboratórios de Nutrição Animal (EPLNA) conduzido pela EMBRAPA e pelo Laboratório CBO de São Paulo.

Os ensaios ocorreram durante o ano de 2020 quando foi avaliado o desempenho de laboratórios através de emissão de relatórios estatísticos. As amostras analisadas foram: milho, farelo de soja e farinha de carne e de ossos. Um dos objetivos do ensaio de proficiência, que ocorre anualmente, é a melhoria da precisão e eficiência entre os laboratórios participantes de modo a garantir confiabilidade nos resultados emitidos para seus clientes.

Em torno de 150 laboratórios de todo o país participaram da avaliação e apenas os laboratórios que obtiveram índice de desempenho igual ou acima de 75% apresentaram desempenho considerado proficiente, sendo que a Dália Alimentos atingiu 100% em todas as análises realizadas.

A química industrial responsável técnica pelos laboratórios da Matriz Graziela C. Caliari Botega, afirma que “a participação nesses ensaios de proficiência é de extrema importância para a checagem dos métodos analíticos utilizados e, principalmente, para verificar se os resultados alcançados estão de acordo com os laboratórios mais conceituados do Brasil”. Dentre as análises que foram realizadas estão: umidade, proteína bruta, extrato etéreo, acidez, digestibilidade, matéria mineral, cálcio, fósforo, índice de peróxido nos métodos tradicionais e também via Nir. Também foram verificadas as micotoxinas em milho.

Para a gerente da Divisão de Controle de Qualidade, Ivane Giacobbo, o resultado obtido é motivo de parabenização e gera confiabilidade nos resultados pelas indústrias, bem como significa que as práticas adotadas pela Dália Alimentos estão sendo seguidas com extremo profissionalismo pela equipe de funcionários.

O Laboratório de Bromatologia realiza, em média, 8,1 mil análises por mês sendo 800 análises microbiológicas, 3,2 mil análises bromatológicas e 4,1 mil via Nir. A equipe do Laboratório é formada pelos analistas Anelise Giongo, Alana Uebel, Josiane Biasibetti, Ronise Pezzi, Maiara Alexandre, Carlos de Souza, Magno Zandonatto e pela encarregada Camila Bouvié.

 

Legenda: Laboratório é referência pelo terceiro ano consecutivo

Foto: Carina Marques/Arquivo

 

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Jornalista Carina Marques

Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa