09/08/2021

Leite Saudável 4 começa a ser aplicado no campo

Leite Saudável 4 começa a ser aplicado no campo

 

A Cooperativa Dália Alimentos deu início, no mês de junho, o Programa Leite Saudável 4. Nesta nova etapa, conforme o zootecnista Yago Machado da Rosa, novidades serão inseridas ao programa, com estimativa de manter a meta do programa anterior, já que 8,2% a mais de propriedades foram assistidas.

Durante o Programa Leite Saudável 3, que iniciou em 31 de maio de 2019 e encerrou-se em 31 de maio de 2021, foram assistidas 379 propriedades, ficando acima da meta estabelecida inicialmente, que era de 350 propriedades. Foram realizados 38.593 testes de tuberculose (TR) e brucelose (BR), enquanto a meta para a próxima etapa é acima de 40 mil testes. Foram bonificadas 33.104 doses de sêmen bovinos, sendo todo sêmen bonificado indicado de acordo com a avaliação genética realizada pelo técnico da empresa escolhida pelo produtor, contribuindo para o avanço genético dos rebanhos.

Foram bonificados 345 cloradores, enquanto a Dália Alimentos bonificou 80% do clorador a cada produtor, contribuindo também para a melhoria da qualidade da água utilizada nos processos. Quanto às doses de vacinas indicadas para a prevenção da Rinotraqueíte Infecciosa Bovina (IBR), Vulvovaginite Pustular Infecciosa Bovina e Diarreia Viral Bovina (BVD) e Leptospirose foram distribuídas 97.440 unidades. O intervalo entre as visitas da equipe técnica foi, em média, de 46 dias.

 

Como será o Leite Saudável 4?

O Programa Leite Saudável 4 foi protocolado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no mês de junho e também terá a duração de dois anos. Entre as metas estipuladas, a realização de 1,8 mil análises de fertilidade de solo em que a engenheira agrônoma da cooperativa estará à frente deste trabalho, junto aos técnicos a campo, com coleta e interpretação da matéria coletada. “O objetivo é aperfeiçoar as condições do solo para as culturas utilizadas na alimentação do gado, melhorando rendimento e qualidade do alimento fornecido aos animais”, explica o zootecnista.

Outra meta, segundo ele, é que sejam realizadas três mil classificações lineares, ou seja, avaliações morfológicas pelas associações de raças com o objetivo contribuir para o melhoramento genético dos rebanhos, com avaliação individual dos animais, permitindo a inclusão no índice de seleção genética nacional, promovendo os rebanhos dos produtores da cooperativa.

O Programa Leite Saudável 4 prevê, ainda, a utilização de um software de gestão pelos técnicos a campo. A inclusão visa a geração de dados mais objetivos para que o técnico consiga embasar suas orientações em dados e relatórios gerados dentro da propriedade, permitindo ações mais efetivas e assertivas. Além disso, para os produtores que aderirem ao Programa Leite Saudável 4, a Dália Alimentos continuará bonificando 80% do clorador de água.

 

INDICADORES LEITE SAUDÁVEL 3 LEITE SAUDÁVEL 4
Propriedades Assistidas 379 ≥ 350
Intervalo/dias entre visitas 45,84 ≤ 60
Testes de TB/BR 38.593 ≥40.000
Doses de vacinas IBR, BVD e Leptospirose 97.440 ≥120.000
Doses de sêmen bovino 33.104 ≥40.000
Instalação de Cloradores 345
Análises de Solo ≥1.800
Classificação Linear Oficial ≥3.000

 

 

Foto: Carina Marques

 

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Jornalista Carina Marques

Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa