08/04/2022

Presidente da Dália participa de mobilização com o G17 sobre nova concessão de pedágio

Gilberto Piccinini esteve com lideranças dos municípios da região alta do Vale do Taquari demonstrando preocupação quanto ao novo modelo de concessão do governo do estado

 

Na manhã do dia 09 de fevereiro, o Presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Dália Alimentos e também vice-presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC- VT), Gilberto Antônio Piccinini, participou de uma mobilização junto com lideranças do G17. Os municípios do Vale do Taquari, localizados na região alta, manifestam aversão ao modelo de concessão do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Durante a manhã, o Grupo A Hora montou um estúdio móvel no trevo do bairro Santa Clara, no acesso ao município de Encantado, para transmitir o programa Frente e Verso, para ouvir os representantes do G17.

Na ocasião, Piccinini abordou os efeitos negativos da praça de pedágio instalada em Encantado pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). “Nossa logística é afetada. A região alta está comprometida por causa do pedágio, pois dificilmente terá novos empreendimentos no município”, afirma.

Para ele, os gestores públicos municipais da região não podem pensar de forma individual; ao contrário, é necessário ter uma visão coletiva, que faça uma conexão como o cooperativismo e o associativismo entre os municípios do vale. Piccinini também evidenciou uma nova avaliação do pedágio. “Como a nossa economia está interligada com projetos regionais, nós do CIC-VT pensamos em  um pedágio eletrônico, (conhecido como modelo de Free Flow), mas essa opção não está contemplada pela nova concessão”, salienta.

Conforme o prefeito de Encantado, Jonas Calvi, já foram discutidas questões técnicas a respeito da localização da praça de pedágio. “Uma localização estratégica para a cobrança deve ser de acordo com o fluxo de veículos e, sendo assim, o maior fluxo hoje, se concentra entre Arroio do Meio e Lajeado”, explica. Conforme Calvi, são cerca de 20 mil veículos por dia que trafegam entre os dois municípios da região baixa, enquanto em Encantado são apenas 6 mil.

Já para o prefeito de Anta Gorda e presidente do G17, Francisco Frighetto, para a região se desenvolver, é necessário que ela esteja unida. “Queremos trabalhar juntos e, com a praça de pedágio em Encantado, a região acaba sendo dividida”, lembra. Segundo o prefeito, para buscar soluções e progresso para a região, como primeiro ponto é preciso que os prefeitos dos municípios trabalhem em conjunto e unidos.

Para o vereador que representa o bairro Linha Palmas pertencente a Encantado, Joel Bottoni, a região alta não pode acatar as tarifas altas, lembrando que os moradores de Palmas chegam a passar pelo pedágio até oito vezes por dia. Bottoni conclui que o município já contribui muito, mas há pouco investimento na rodovia para a região alta.

 

Aumento da tarifa

A nova concessão do governo, que faz parte do programa Avançar RS, prevê investimentos em duplicações, rótulas, ampliação de pistas e interseções. São cerca de 1,1 mil quilômetros, com uma estimativa de R$ 10,4 bilhões de investimentos em até três décadas. No entanto, para realizar todos investimentos propostos, o valor do pedágio deverá aumentar para R$ 9,67.

 

G18

Atualmente, integram o G17 os municípios de Anta Gorda, Arvorezinha, Capitão, Coqueiro Baixo, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Ilópolis, Itapuca, Muçum, Nova Bréscia, Putinga, Relvado, Roca Sales, Santa Tereza, São Valentim do Sul e Vespasiano Corrêa.

No entanto, de acordo com Francisco Frighetto, no final deste mês, haverá uma reunião para acrescentar o município de Guaporé  e, assim passa a ser instituído como G18.

O Grupo abrange uma população estimada em 87 mil habitantes e o PIB total dos 17 municípios supera os R$ 3 bilhões.

 

Free Flow

Mencionado por Piccinini durante o programa, o modelo é permitido no Brasil desde 2020 e evita praças de pedágios físicas. Por meio de radares na pista, a cobrança da tarifa é realizada de acordo com os quilômetros rodados de cada veículo.

 

ERS 332

O vice-presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviço de Arvorezinha (Acisar), Fabiano Basso, diz que a região necessita de uma resolução a curto prazo. Para ele, as condições da ERS 332, que liga Encantado a Soledade, estão em péssimas condições. “Essa rodovia, é uma alternativa para pessoas que vêm do norte do estado para visitarem a região do Vale do Taquari, contudo, está sem pintura, possui muitos buracos e com poeira invadindo a pista”, conclui.

 

 

Legenda: Piccinini durante programa da Rádio A Hora

 

Foto: Kástenes Casali

 

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

 

Jornalista Kástenes Casali

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