Programa Criança Dália

O Programa Criança Dália, da cooperativa Dália Alimentos, tem a sensibilidade de atender a crianças de 0 a 12 anos nos âmbitos educacional, cultural, esportivo, recreativo e de saúde. São favorecidas escolas, hospitais, associações, ONG’s e entidades que acolhem a este público-alvo através da doação de leite, material didático e pedagógico, brinquedos, utensílios e equipamentos hospitalares, além de outros itens que atendam às necessidades destas entidades e instituições.

Anualmente, dois eventos são tradicionais no cronograma de ações do programa: o Dia da Criança Dália, realizado no mês de outubro, na cidade de Encantado (RS); e o Natal Criança Dália, realizado na cidade de Arroio do Meio (RS). No Dia da Criança Dália são distribuídos kits escolares, cachorro-quente, pipoca, refrigerante e sorteados presentes entre as crianças participantes. Na festa natalina também há a entrega de lanches e diversas atrações para os pequenos e seus familiares. O propósito de ambos os eventos é estimular a educação e a integração da comunidade regional, haja vista que em torno de quatro mil pessoas participam de cada evento todos os anos, totalizando mais de oito mil pessoas reunidas em eventos totalmente gratuitos.

Um dos trabalhos de maior impacto do Programa Criança Dália está voltado ao Instituto do Câncer Infantil (ICI), sendo que o programa destina, mensalmente, uma parcela do valor de cada caixinha de leite Dália comercializado. Desde 2016, quando o Selo do ICI foi afixado nas caixinhas de leite Dália, já foram repassados à entidade R$ 500 mil. Por intermédio do programa, o ICI estruturou uma sala de acolhimento para as famílias dos pacientes que necessitam de algum tipo de auxílio, como roupas e alimentos, junto ao Centro Integrado do Instituto, em Porto Alegre.

Resumidamente, o programa beneficia e contempla filhos de funcionários da Dália Alimentos, através de ações internas; filhos de associados, com ações regionalizadas em cada região de abrangência da cooperativa; além da comunidade em geral, com atividades desenvolvidas em diferentes municípios.

Em 2015 foi aprovado e criado o Fundo Criança Dália, composto pela destinação do valor correspondente a 1,5% das sobras líquidas da cooperativa, provenientes do Ato Cooperativo, além das contribuições organizadas dos associados e funcionários.

O Programa Criança Dália foi instituído em 1998 com a realização de uma festa para os filhos dos funcionários da Dália Alimentos, no Dia da Criança. O recurso para o evento era fruto da doação de valores simbólicos angariados pelos próprios empregados. Mais tarde, a cooperativa também começou a colaborar, duplicando a verba já existente. Por fim, associados também começaram a participar, destinando recursos para o programa. Hoje, todo valor é concentrado em um fundo especifico.