05/03/2020

Projeto de lei de funcionário da Dália inclui carne suína no cardápio escolar

Projeto de lei de funcionário da Dália inclui carne suína no cardápio escolar

 

Matéria é do vereador Valdecir Cardoso, que é supervisor de Abate no frigorífico de suínos e funcionário da cooperativa

 

O funcionário da Cooperativa Dália Alimentos e vereador do município de Encantado, Valdecir Cardoso, sugeriu, através de projeto de lei nº 021/2019, ainda no ano passado, a inclusão da carne suína no cardápio da merenda escolar dos alunos da rede municipal de ensino de Encantado.

Conforme Cardoso, que na Dália ocupa a função de supervisor no Setor Abate do frigorífico, em sua justificativa à matéria, o consumo da carne será adaptado ao cardápio das escolas do município como obrigatoriedade, pelo menos uma vez por semana. À época, o projeto foi vetado pelo prefeito Adroaldo Conzatti e nesta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, o presidente do Legislativo, vereador Diego Pretto, sancionou a lei, sendo o veto do prefeito derrubado por unanimidade pela Câmara de Vereadores.

O objetivo da inclusão da carne suína na merenda escolar, segundo Cardoso, é estimular a alimentação saudável e valorizar o que a maior empresa de Encantado industrializa, que são cortes suínos. “Encantado já possui em seu hino a Capital do Ouro Branco, referindo-se à banha de porco produzida, aqui também realizamos a maior festa gastronômica do Estado, evidenciado a carne suína, que é a Suinofest, e estamos situados em um dos vales mais férteis do Brasil em que a atividade suinícola gera renda a milhares de famílias que moram no meio rural”

 

Saiba mais

A carne suína entra na lista de proteínas que oferecem importantes benefícios para o desenvolvimento das crianças. A carne assume seu papel principal na dieta infantil por ser fonte de proteína e ferro, elementos fundamentais para o crescimento nesta fase. Além de deliciosos, os cortes magros de carne suína também possuem vitaminas A e B, selênio e zinco que ajudam no desenvolvimento cognitivo, psicomotor, estrutural e até mesmo no sistema imunológico dos pequenos. Após o primeiro ano de vida, já pode incluir na dieta da criança os cortes como lombo, bisteca, carré, filé mignon e costelinha e carne moída em diferentes preparos.

 

Legenda: Cardoso é o mentor do projeto de lei que incentiva o consumo da carne suína na merenda escolar

Foto: Carina Marques

 

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Jornalista Carina Marques

Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa