07/02/2020

Sucessão: filho no suíno, pai no leite

Sucessão: filho no suíno, pai no leite

 

Enquanto Eugênio trata o gado leiteiro, com a produção de 550 litros de leite por dia, Júlio César administra o empreendimento suinícola com 400 animais

 

Suínos ou leite? Essa era a indagação de Eugênio Warken (62) há alguns anos em optar por qual atividade continuar na propriedade localizada em Linha 32, no interior do município de Arroio do Meio. Ele foi associado à Cooperativa Dália Alimentos por quase 40 anos, prolongando o legado do pai Afonso (in memoriam), que também era sócio criador de suínos no formato “ciclo completo”, praticado à época. Eugênio pensou, e por acreditar que não iria conseguir dar conta das duas atividades sozinho, deveria excluir o leite.

Quando o filho caçula Júlio César (31) decidiu por permanecer na propriedade e investir na suinocultura de forma mais profissional e, conforme as exigências da das normativas vigentes e da própria cooperativa, Eugênio continuou com o leite e repassou o trabalho com a suinocultura ao filho. A mãe Flávia (59) auxilia em ambas as atividades e Luis, o irmão mais velho, optou por trabalhar na cidade.

Júlio César administra o pavilhão construído em 2010, mesmo ano em que se associou à cooperativa, hoje com 400 suínos alojados no modo terminação. Contudo, futuramente, pretende ampliar a granja a fim de viabilizar ainda mais o negócio. O jovem, diferente do irmão, não manifestou interesse em residir na cidade e sempre teve mais afinidade com a vida no campo. Ele diz que trabalhar com suínos é simples, prático e gera rentabilidade e renda à família. Cita a qualidade da ração fornecida aos animais, oriunda da fábrica própria da Dália Alimentos, instalada em Encantado, a assistência técnica permanente do técnico que visita a propriedade e o pagamento dos lotes realizados em dia, sem atrasos, demonstrando a integridade e a transparência da cooperativa.

O jovem está atento aos números e desde que baixou o aplicativo da Dália Alimentos pelo celular utiliza a ferramenta para solicitar ração, analisar a qualidade do leite e da água. “Para nós, a Dália é uma segurança”.

Eugênio se dedica à pecuária leiteira, sendo que a família faz parte do Programa Leite Saudável da Dália, produz 550 litros diariamente com um rebanho constituído por 24 vacas em lactação e seis secas. A área de terra conta com 12 hectares mais 3,5 hectares que são arrendados e destinados ao cultivo de milho para safra e safrinha destinados à produção de aproximadamente 600 toneladas de silagem para alimentação do rebanho.

 

Perfil Técnico | Eliseu Provensi

O técnico Eliseu Provensi (38) está na Dália Alimentos há 18 anos e ao falar do jovem produtor e sucessor, cita ser dedicado com o trabalho executado na propriedade, sempre promovendo melhorias solicitadas pela assistência técnica. “O Júlio é receptivo às orientações, desempenha um bom manejo com os animais e como técnico vejo na propriedade um exemplo claro de sucessão familiar em que o pai passou todas as atividades ao filho, dando liberdade e autonomia para ser o sucessor”.

 

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Carina Marques

 

 

 

Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa