04/11/2021

Suinocultura do Vale no topo do ranking em retorno de ICMS em Anta Gorda

Suinocultura do Vale no topo do ranking em retorno de ICMS em Anta Gorda

 Unidade Produtora de Leitões (UPL) de propriedade de associados da Dália Alimentos é a número 1 no Setor Primário

A Granja Suinocultura do Vale Ltda, associada à Cooperativa Dália Alimentos, recebeu destaque por estar no ranking dos dez produtores e das oito empresas que mais contribuíram com o retorno de ICMS (ano base 2019) no município de Anta Gorda. Para enaltecer o setor primário, foi realizada, no dia 20 de outubro, Sessão Solene na Câmara de Vereadores, uma indicação do vereador e presidente do Legislativo, Paulo Cesar Bettoni.

Em 2009, a Cooperativa Dália Alimentos construiu a granja própria localizada na comunidade de Carijo Grande, em Anta Gorda. Em 2018 a edificação foi vendida a associados e adotou o nome de Suinocultura do Vale Ltda, sendo responsável por 1,96% de retorno de ICMS no setor primário em 2019. São dez pavilhões, sendo cinco para gestação e cinco para maternidade. São alojadas cerca de duas mil fêmeas produtivas, responsáveis por darem à luz a 1,4 mil leitões por dia, no formato Unidade Produtora de Leitões (UPL).

De acordo com um dos sócios da granja, Rony Carlos Giongo, as metas atingidas são o que mantém a unidade operante. “O sistema de alojamento é considerado muito importante, pois os animais nascem em um ambiente onde serão recriados. Além da produção animal, a granja realiza o reaproveitamento dos dejetos para a adubação, contribuindo também com o meio ambiente”. Quanto ao reconhecimento da Câmara, Giongo disse ser uma honra. “É uma bela iniciativa do Poder Legislativo, que reconhece o trabalho dos produtores rurais que muito se esforçam para alcançar resultados satisfatórios em um mercado repleto de dificuldades”.

Presente no evento, o deputado Vilmar Zanchin, ressaltou que o produtor de hoje também é empreendedor. “São guerreiros pelo empenho, pela competência e pela garra em empreender. Essa solenidade é cheia de significados, pois produtores e empresários precisam de incentivo, de apoio e de reconhecimento para continuarem contribuindo com o progresso econômico e social”, frisou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Edson Brum, falou em homenagear aqueles que trabalham de sol a sol. “Se não fosse o agricultor, não teríamos alimento na mesa. A essa classe, o nosso respeito”. Por fim, o presidente do Legislativo, Paulo Bettoni, mencionou que a homenagem evidencia o trabalho e empreendedorismo de empresas e produtores que são a força, pois plantam, empreendem, inovam e administram, são responsáveis pela geração de emprego e renda contribuindo para o desenvolvimento de Anta Gorda”, pontuou.

 

Legenda: Giongo, ao centro, recebeu distinção

Legenda: Granja Suinocultura do Vale possui duas mil fêmeas

Créditos: Rosi Piccinini/Eco Regional

Colaboração: Carine Pompermaier/Eco Regional

 

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Jornalista Carina Marques

Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa