21/05/2019

Trabalho com resultados na qualidade vence GCQS

Seis trabalhos foram apresentados. Segundo lugar ficou para DPA Rações e Grãos e terceiro para Manutenção Frigorífico

 

Melhorias na água fornecida aos animais, que influenciam na redução do índice de Contagem Bacteriana Total (CBT), melhorando a qualidade do leite, foi o trabalho que mais chamou a atenção do corpo de jurados que elegeu, três, dos seis trabalhos que se destacaram, no Seminário dos Grupos de Controle da Qualidade (GCQ’s), realizado no dia 18 de maio, na sede da AABB, em Encantado.

O grupo vencedor foi o GCQ DPA Gado Leiteiro, que levou para casa um cheque de R$ 3,5 mil. O segundo colocado foi o GCQ DPA Grãos e Rações que abordou um problema enfrentado com o trafego de caminhões que permaneciam no entorno da cooperativa, aguardando o descarregamento de grãos. Já o terceiro lugar ficou com o campeão da edição anterior, GCQ DPS Manutenção Frigorífico, que destacou a economia de energia elétrica através da instalação de sensores de presença, que ganhou R$ 1,5 mil. O trabalho com os GCQ’s é coordenado pelo supervisor de Qualidade, Gianmarco Barzotto.

O presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, ressaltou que este seminário apresenta trabalhos que são o reflexo de quem faz a diferença na cooperativa e de como as ações em grupo geram a diferença. “Foram apresentados trabalhos de alta qualidade, cujo projeto teve início há 23 anos com a implementação da gestão pela qualidade. Os GCQ’s auxiliam a Dália a torná-la mais competitiva, diagnosticando os problemas, resolvendo-os e tornando cada setor mais eficiente”.

Acrescentou colocando que dois dos trabalhos vencedores ultrapassaram os portões da empresa e colaboraram também com a comunidade. “O primeiro lugar trabalhou a questão da qualidade do leite, das instruções normativas IN 66 e 67 e buscou por alternativas simples e baratas de melhorar os índices de CBT e a CCS, focando apenas na qualidade da água. O segundo lugar foi vencedor com um trabalho que vem ao encontro dos interesses da comunidade local, pois preocupou-se com o fluxo de caminhões no entorno da cooperativa e amenizou o problema de falta de estacionamento criando um sistema de agendamento para evitar o acúmulo de caminhões”.

O presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, reportou-se ao público enfatizando que estamos na era da inovação. “Este evento nos coloca ao lado de pessoas que pensam o bem da empresa, que inovam e buscam por melhores resultados através de projetos que façam a diferença sem, necessariamente, demandar por grandes investimentos. Neste momento a criatividade aflora e a inteligência destes funcionários é colocada à prova, mostrando que é possível reduzir custos com ações bem pensadas e de simples aplicação”.

 

Resumo de cada grupo:

 

GCQ DPA GADO LEITEIRO

Integrantes: Júlio De Sordi, Alessandro Talamini, Eduardo Caminha, Luciano Redü, Bruna Nardi e supervisor Fernando Oliveira de Araújo.

Resumo: Trabalho voltado à influência da má qualidade da água na Contagem Bacteriana Total (CBT) do leite. Foram convidados produtores para participar do projeto e, junto àqueles que acolheram a ideia, foi realizado um mapeamento para verificar a origem da água utilizada nas propriedades que, em seguida, passaram a receber ações de orientação para o tratamento adequado e coletas para monitoramento da qualidade. O trabalho resultou na redução drástica nos índices de CBT nas propriedades que obtiveram eficácia com o tratamento da água. Após as ações de melhoria, a média geométrica de CBT no leite caiu de 287.320 UFC/mL para 152.275 UFC/mL, cuja redução não foi vista na média geométrica de CBT do grupo geral de produtores, lembrando que o padrão de CBT exigido pelo MAPA é de, no máximo, 300.000 UFC/mL.

 

GCQ DPA GRÃOS E RAÇÕES

Integrantes: Matias Schardong, Dalvan Martins, Leandro Roos, Gismar Costaneski, João Patrício e supervisor Walter Rahmeier.

Resumo: O acúmulo de caminhões carregados com matéria-prima para as fábricas de rações no entorno da cooperativa gerava incômodos. A ocupação de vagas de estacionamento, que poderiam ser utilizadas por clientes e funcionários, a chegada de um volume maior de caminhões do que a capacidade de descarga ocasionavam insatisfação de motoristas e transportadoras, resultando na longa espera e pernoite para descarregamento no dia seguinte. O grupo solucionou o problema com o auxílio do Setor Tecnologia da Informação ao desenvolver um sistema de agendamento online para descarregamento de milho, que chega em maior quantidade: em torno de 600 toneladas, o equivalente a 20 carretas/dia. Todos os fornecedores e transportadoras de milho foram comunicados e passaram a usar o novo sistema de agendamento. O problema foi resolvido e a área no entorno do acesso principal à cooperativa quase não possui caminhões estacionados.

 

GCQ DPS MANUTENÇÃO FRIGORÍFICO               

Integrantes: Gilmar Bresolin, Aliani Roth, Iriselton Pellizzari, Marcelo Farias e gerente Roberto Crippa.

Resumo: Ao perceber que em algumas áreas do frigorífico as lâmpadas permaneciam acessas sem a presença de pessoas, o grupo realizou um levantamento dos locais com maior incidência deste tipo de ocorrência, o número de lâmpadas e possíveis perdas envolvidas. Observando que se tratava de uma situação com valores restituíveis, foram instalados sensores de presença nas salas com mais ocorrência de desperdício de energia por lâmpadas mantidas ligadas. A previsão era instalar sensores beneficiando o uso de 150 lâmpadas, porém, ao final do trabalho, foram 57 ambientes favorecidos com a melhoria, abrangendo 267 lâmpadas em áreas externas e internas do frigorífico. Conforme levantamento, o investimento foi recuperado em apenas quatro meses.

 

Foto: Carina Marques

Assessoria de Imprensa: Dália Alimentos

Jornalista: Carina Marques

Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa