26/12/2024
Comunicação e qualificação das equipes pautam segundo treinamento sobre gestão pela qualidade
O grupo composto por gerentes e supervisores da Cooperativa Dália Alimentos concluiu a segunda etapa do Treinamento Integrado sobre Gestão da Qualidade no dia 14/11. Na ocasião, o instrutor Luciano Lima abordou três temas relacionados à importância da liderança motivacional para a qualificação da equipe.
“Aprofundamos os conceitos de líder gestor e treinador, ou seja, as formas como eles promovem a evolução e a melhoria das competências de suas equipes. Este é um tema extremamente necessário, especialmente porque as pessoas são a principal força motriz para o crescimento das empresas”, destacou Lima.
Na sequência, ele ressaltou a relevância da comunicação interna para que cada colaborador tenha clareza sobre suas atividades. “É importante refletirmos sobre alguns fatores fundamentais. Quando falamos de equipe, geralmente lembramos de um time de futebol. Na categoria profissional, por exemplo, eles treinam com mais frequência em relação à quantidade de jogos. Precisamos trazer essa analogia para as organizações empresariais: investir em momentos para o treinamento de gestores e colaboradores, preparando-os amplamente para alcançar as melhores soluções nas tarefas do dia a dia.”
Ele complementou, enfatizando a necessidade de treinamentos contínuos para estimular os líderes a promoverem o desenvolvimento de todos na organização. “O mundo está cada vez mais dinâmico, os cenários mudam rapidamente e, por isso, precisamos estar preparados para essas mudanças, criar novas oportunidades e entregar os resultados esperados.”
Demandas
O engajamento das pessoas em relação à missão das empresas e o conceito de líder gestor, que busca continuamente a capacitação de sua equipe, são grandes demandas do mercado, reforça o instrutor Luciano Lima. O especialista também abordou as mudanças de mentalidade do mercado frente às novas gerações. “O significado do trabalho mudou ao longo do tempo. Diferentemente de nossos avós, os jovens não enxergam a profissão como um fim, mas como um meio. Portanto, este é o grande desafio dos líderes: observar, serem receptivos, ouvir, estreitar os laços profissionais e manter uma comunicação clara e efetiva”, pontua.
Legenda: instrutor Luciano Lima abordou temas relacionados à importância da liderança motivacional
Foto: Kástenes R Casali
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos
Kástenes R. Casali