15/04/2025
Destemidos na Programação dos 110 Anos de Encantado

Com uma programação diversificada, a celebração dos 110 anos de Encantado contou com a exposição e o lançamento da segunda edição do livro Destemidos – O Espírito Cooperativista dos Probos de Rochdale ao Empreendedorismo Neocooperativista da Dália Alimentos. O evento promovido pela Administração Municipal ocorreu na última terça-feira (1º), no segundo piso da Casa de Cultura. A exposição dos painéis sobre a obra permanecerá no local até o final do mês.
A programação reuniu autoridades como o Prefeito de Encantado, Jonas Calvi, a Presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e), Raquel Cadore, e vereadores. O público, de aproximadamente 60 pessoas, prestigiou a exposição e recebeu gratuitamente exemplares do livro. O evento também contou com a participação da Orquestra Municipal e do Coral Vida e Canto.
Na ocasião, o Presidente do Conselho de Administração da Dália Alimentos, Gilberto Antônio Piccinini, abordou a história do cooperativismo, a fundação da Dália e a diversificação de suas atividades. “O livro retrata não apenas a história da empresa, mas também a trajetória do cooperativismo, desde a fundação da primeira cooperativa em 1844 na Inglaterra”, comentou Piccinini.
Ele destacou que a obra narra as diferentes fases da cooperativa, desde sua origem até sua expansão. “A publicação apresenta este audacioso projeto cooperativista, que superou os desafios de uma longa jornada. Foi escrita por Tânia Tonet (in memomoriam) e seu filho Charles, profissionais qualificados que registraram esse valioso legado para as futuras gerações”, acrescentou.
Comunidade Cooperativista
O prefeito Jonas Calvi enalteceu o trabalho dos “Destemidos” e da cooperativa ao longo dos 77 anos de sua história. “Não haveria momento mais oportuno para um evento sobre esta importante obra e a Dália do que esta comemoração de 110 anos do município, que acolheu a cooperativa com muito orgulho”, afirmou.
Calvi também relacionou a palavra destemidos à comunidade encantadense. “Essa expressão tem uma ligação direta com o povo de Encantado, pois reflete um grupo aguerrido, sem medo de enfrentar desafios para atingir seus objetivos. Isso é uma comunidade cooperativista: unir-se para promover o desenvolvimento. Foi exatamente isso que a Cooperativa dos Suinocultores de Encantado (Cosuel), hoje Dália Alimentos, fez ao longo de mais de sete décadas”, ressaltou o gestor.
Oficina
A programação também incluiu uma oficina com alunos da rede municipal de ensino no Auditório Imigrante no Centro Administrativo Adroaldo Conzatti. Pela manhã, o presidente Gilberto Piccinini e o escritor Charles Tonet dialogaram com os estudantes sobre os princípios cooperativistas, a trajetória da Dália e o processo de escrita do livro. “O sistema cooperativo possui sete princípios básicos que o diferenciam de qualquer outro modelo de governança”, destacou Tonet.
Por fim, o pesquisador explicou que a estrutura narrativa do livro foi inspirada na Jornada do Herói. “Utilizamos essa abordagem, que passa por etapas como apresentação, adversidades, jornada e superação de desafios”, concluiu o escritor.
Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o livro Destemidos – 2ª edição revisada e atualizada – PRONAC 193133, é uma realização da AFFECTO Assessoria e Produção Cultural. A obra conta com o patrocínio da Fasa, Baldo, Bremil, Cargill, Girando Sol, Docile e Diamaju. O financiamento é do Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.
Legenda: colaboradores e alguns Conselheiros de Administração representaram a Dália em evento
Foto: Kástenes R Casali
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos
Kástenes R. Casali