03/03/2021
Divisão Frango de Corte terá GCQ’s
Divisão Frango de Corte terá GCQ’s
Primeira capacitação foi realizada nos dias 18 e 19 de fevereiro. Nas demais unidades da Dália trabalho é desenvolvido há cerca de 20 anos
Um grupo de funcionários da Divisão Frango de Corte da Dália Alimentos passou por uma capacitação nos dias 18 e 19 de fevereiro a fim de começar a planejar a introdução de Grupos de Controle de Qualidade (GCQ’s) na unidade inaugurada em dezembro de 2019 e em operação desde fevereiro de 2020.
Para dar início aos trabalhos, a consultora do Grupo Giovanoni, parceiro da Dália nas demais unidades e prédio administrativo no quesito treinamentos, Ana Giovanoni, capacitou o grupo. Na explanação os métodos utilizados para a implementação dos GCQ’s, a cultura e o funcionamento dos grupos e a importância deste trabalho de qualidade dentro das indústrias da Dália Alimentos.
O encarregado de compras da Divisão Frango de Corte, Júlio César Moretto (27), foi um dos participantes. Na cooperativa desde o ano de 2014, ele é veterano no quesito GCQ, pois teve a oportunidade de participar, liderar e executar projetos na área contábil e financeira na Matriz da cooperativa, em Encantado, onde permaneceu até o ano de 2020.
Segundo Moretto, o projeto de maior destaque foi o de recuperação de descontos “perdidos”, executado em 2018. “Após cumprir todos os passos indicados sobre PDCA-MASP e Ferramentas da Qualidade oferecido pela cooperativa, com o aporte do Grupo Giovanoni, foi realizada, inicialmente, a recuperação de aproximadamente R$ 500 mil, além da prevenção de perdas anuais no valor de R$ 74.416,00”, relata o jovem.
Ele salienta que agora fazendo parte da Divisão Frango de Corte teve a possibilidade de relembrar antigos conhecimentos e atualizá-los participando novamente da capacitação que recordou aspectos como PDCA-MASP e Ferramentas da Qualidade. “Acredito que o curso foi de grande valia para iniciarmos um bom trabalho aqui em nossa divisão e espero que sejam constituídos grupos que façam a diferença, pois o projeto GCQ conta com 20 anos de existência na Dália e tem como objetivo tornar a cooperativa e os setores mais competitivos, identificando os problemas e apresentando soluções inteligentes para tornar a empresa cada vez mais eficiente”, pontua o jovem.
E finaliza: “podemos definir o objetivo dos GCQ’s com a frase do filósofo atuante na era moderna, Immanuel Kant – “Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço”.
Legenda: Capacitação deu início ao programa de introdução dos Grupos de Controle de Qualidade na unidade frango de corte
Foto: Divulgação
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos
jornalista Carina Marques