26/12/2024
Top 100: 77 Anos de Consolidação da Dália
Presidentes do Conselho de Administração e do Executivo repassam a trajetória em programa de rádio, após a cooperativa ser premiada em quatro categorias no Top 100
A Cooperativa Dália Alimentos foi a marca mais lembrada na pesquisa Top 100, recebendo o troféu “Marca das Marcas”. Neste ano, além de ser reconhecida pela terceira vez como destaque no segmento de leite, a Dália também foi premiada em outras duas categorias: Agroindústria Alimentícia de Carnes e Derivados, e Associações e Cooperativas.
O Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, afirma que essas premiações em quatro categorias representam o reconhecimento e a valorização da comunidade regional pelos produtos da Dália. “Já havíamos recebido esse troféu em anos anteriores, mas apenas na categoria de leite, como a marca mais lembrada. Por isso, é uma enorme satisfação sermos agora reconhecidos também nas categorias Carnes e Derivados, Associações e Cooperativas, além da especial categoria Marca das Marcas”, destaca Piccinini.
Ele destaca o trabalho dos produtores rurais associados, das equipes técnicas, industriais, comerciais e de todos os colaboradores. “Este é um momento significativo para a Dália. São 77 anos de história, em que a Cooperativa se consolidou no mercado, e o sucesso é o resultado de uma cultura empresarial pautada na profissionalização, no compromisso e na seriedade”, afirma.
Piccinini também evidencia que a Dália está na quarta geração de associados desde seus fundadores, com a continuidade das atividades em propriedades familiares. “Esse crescimento expressivo é fruto de um esforço conjunto, desde a eficiência produtiva até o sólido sistema de governança corporativa”, complementa o presidente do conselho, enfatizando que esses são os pilares da conquista.
Divisor de Águas
Após a conquista no Top 100, o Presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, associa esse momento ao reflexo da reestruturação da Dália nos anos 1990, período em que assumiu a diretoria de produção agropecuária. “Naquela época, desenvolvemos um forte trabalho focado na eficiência produtiva, especialmente na suinocultura. Implementamos um novo sistema de produção, baseado em um modelo que promovesse o fluxo contínuo e o bem-estar animal”, reforça Freitas.
Freitas também destaca as viagens à Europa como outro fator determinante no crescimento da cooperativa. “Durante essas visitas, o conselho de administração conheceu modelos de granjas altamente sofisticadas. Percebi que nossos produtores rurais, que operam em pequenas propriedades, deveriam conhecer e adotar novos programas de produção, mais tecnológicos e eficientes. Implantamos, então, um sistema de alta escala produtiva, que resultou em maior rentabilidade. Esse foi, de fato, um divisor de águas, pois ampliou a visão da diretoria e nos direcionou para o desenvolvimento de novas linhas de produtos no mercado”.
Carlos Alberto ainda comenta sobre a estrutura de gestão da Dália, baseada no modelo cooperativista europeu. “Durante esses intercâmbios internacionais, visitamos cooperativas estruturadas de forma semelhante a duas empresas: de um lado, a gestão da sociedade cooperativa; do outro, a parte executiva, responsável pelo negócio. Foi isso que implementamos na Dália. O presidente do conselho é eleito pelo próprio conselho de administração, atuando como a figura política da Dália e representando a esfera institucional e o quadro social. Já o presidente executivo, junto com sua equipe de gerentes, é responsável pela gestão operacional e estratégica do negócio”, conclui Freitas.
Por fim, ele relata que essas mudanças significativas estão registradas no livro Destemidos – O Espírito Cooperativista dos Probos de Rochdale ao Empreendedorismo Neocooperativista da Dália Alimentos, escrito por Tânia (in memoriam) e Charles Tonet. A obra descreve a década de 1990 como uma “refundação” da Dália. “Os autores identificaram essa fase como um período de transformação, que capacitou a gestão corporativa com um planejamento estratégico mais competitivo e focado. De ato, respirávamos uma nova empresa, isso é algo que traz muito orgulho e satisfação, pois mostra toda nossos esforço e dedicação”, conclui Freitas.
Legenda: Presidente Gilberto Piccinini, Gerente Eduardo Koefender, Supervisores comerciais, Elton de Lima e Gustavo Facchini representaram a Dália durante premiação
Foto: Kástenes R Casali
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos
Kástenes R. Casali