06/10/2022

09/09 dia do médico veterinário: 89 anos de regulamentação

No dia 09 de setembro é celebrado o Dia do Médico veterinário, pois nesta data, no ano de 1933, no governo de Getúlio Vargas, essa importante profissão para o agronegócio foi devidamente regulamentada.

Atualmente, a Cooperativa Dália Alimentos possui oito médicos veterinários e dentre eles o Presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, que considera  a atuação do médico veterinário de extrema importância, pois existem diversas frentes de trabalho. “O médico veterinário atua desde o melhoramento genético do rebanho, a nutrição, o manejo até a ambiência, fatores fundamentais para a competitividade que permite a rentabilidade de um sistema de produção moderno”, afirma.

Segundo o presidente executivo, essas atividades também são inerentes ao profissional de zootecnia. “Contudo, há outro segmento de atuação exclusiva do médico veterinário, muito importante, que é a manutenção dos rebanhos saudáveis, livres de doenças, o que ocorre por meio da implantação de programas de biosseguridade, diagnóstico de enfermidades e desenvolvimento de programas vacinas que evitam a entrada de doenças e implantação de protocolos de tratamento por ocasião da ocorrência de doenças nos rebanhos.”

Ainda, conforme Freitas, “todo o sucesso que o Brasil vem usufruindo no mercado internacional de carnes – frango, suína e bovina – se deve, principalmente, “ao excelente status sanitário conquistado”, onde hoje, o Brasil é livre da maioria das doenças acometidas pelos rebanhos do hemisfério sul.

Orientação no campo

Com a família associada à Dália há décadas, no setor leiteiro, Lisson Cella, revela que, desde o início das visitas do médico veterinário, Eduardo Caminha, em 2018, tem passado diversas orientações importantes. “Eduardo nos ajuda no manejo, dieta, na recria e na sanidade do rebanho. Além das orientações gerais, como alguns detalhes a serem corrigidos”, afirma o associado.

Além disso, Cella salienta que as visitas de Eduardo são importantes por levar mais conhecimento na propriedade. “Geralmente nos passa mais conhecimento na parte técnica e reprodutiva do rebanho, sendo um dos grandes reguladores de produção e garantia de sucesso no futuro.”

Responsável pela qualidade do produto

 No segmento da suinocultura, o médico veterinário, Luis Gustavo do Nascimento relata que o profissional possui importância na responsabilidade técnica. “O veterinário voltado à produção agropecuária está diretamente ligado à criação de produtos de origem animal e, portanto, é o responsável legal pela sanidade dos animais, controle de enfermidades e do produto final.”

O supervisor do setor avícola e também médico veterinário, Gustavo Trein Peukcert, reitera que esse profissional tem um papel fundamental na sanidade dos plantéis, onde busca eficiência na produtividade, mas respeita as normas de bem estar animal. “Acima de qualquer questão técnica, o veterinário tem o objetivo de entregar ao consumidor final um produto de boa qualidade, e principalmente, seguro para o consumo das famílias, pois é ele (o médico veterinário) que atesta e garante a qualidade do frango que chega no frigorífico e nas gôndolas do supermercado.”

 

Foto: Kástenes Casali

 

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

 

Jornalista Kástenes Casali

Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa