08/12/2023
Agradecimentos às empresas doadoras
Dália agradece às empresas que contribuíram com doações e com a aquisição de produtos
Cooperação e solidariedade são atitudes e características cooperativistas. Ambas as ações fizeram parte de diversas empresas que contribuíram com compras de suínos, com doações de donativos e alimentação para produtores de leite, e foram destinados para a Cooperativa Dália Alimentos, que por sua vez as distribuiu aos seus funcionários e produtores de leite da região atingidos pelo ciclone extratropical seguido de inundação.
Portanto, a Dália Alimentos destina também este espaço para agradecer as empresas que ajudaram diretamente a região e entre elas: Aurora Cooperativa, Frigorífico Pamplona, Frigorífico Rainha Paz, Frigorífico Estrela, Cooperativa Agropecuária Copagri, TresBomm, Marino Birck e Frigorífico Zago que adquiriram os suínos da Dália que estavam prontos para o abate, durante as três semanas em que o frigorífico concentrou as ações na recuperação dos equipamentos e espaços danificados e, por isso, não foi possível manter as operações de abate e industrialização.
Além disso, um grupo de 32 produtores da região de Arapoti, no Paraná, doaram alimentação para gado leiteiro dos associados e produtores que tiveram suas propriedades afetadas pela catástrofe.
Doação
Tão logo o dia amanheceu foi possível conhecer a extensão dos problemas resultantes da invasão das águas. Imediatamente, também conhecemos o verdadeiro significado do apoio e da ajuda: logo, vimos chegar o primeiro carregamento, vindo de Porto Alegre, enviado pelo Dr. Mário Penz e sua filha Faby Penz, que buscaram o apoio de empresas relacionadas ao seu trabalho e cujas doações, contendo roupas, material de uso pessoal, de higiene, limpeza, cama, mesa e banho, colchões, foram transportadas pela Feedex. A este, seguiram-se outras doações, como as fornecidas pela Canmpal, liderada por seu presidente Euclides Vestana, que nos enviou, além de roupas, material de uso pessoal, de higiene, limpeza, cama, mesa e banho, colchões, camas, etc., também a imagem de Nossa Senhora. Aparecida, como um testemunho de que não estamos sós. Recebemos importantes doações do Frigorífico Pamplona, que também adquiriu suínos da Dália. Um reconhecimento especial ao SIPS, Sindicato das Indústrias DE Produtos Suínos do RS, que adquiriu 20 toneladas de leite em pó da Dália para distribuição por meio da Defesa Civil Gaúcha; e, à TetraPak, que adquiriu 12.040 litros de leite UHT da Dália para distribuição aos atingidos pelo ciclone; às empresas e pessoas que integraram a lista de doações em dinheiro recebido e que nos permitiu adquirir cozinhas, roupeiros, mesas c/4 cadeiras para os funcionários atingidos, parte dos quais tudo perderam; à KTO, por meio do Sr. Cássio, que doou fogões, já entregues aos privados de seus bens e a doações de donativos assim da Auster Nutrição Animal..
Certamente, a solidariedade foi o ponto alto de um cenário de destruição e perdas, como também a capacidade de mobilização das lideranças da região. O fenômeno atingiu a região de forma rápida e forte e foi amplamente divulgado pela imprensa, o que significou a imediata visita de autoridades com poder decisório para estabelecer os critérios para a concessão de recursos destinados à reconstrução do que foi destruído.
Nesse sentido, é preciso frisar que todas as empresas, sejam elas de grande, médio e pequeno porte, em nenhum momento, solicitaram doações em espécie para solucionar os problemas decorrentes do ciclone. Todas, indistintamente, requereram linhas de financiamento, com taxas de juros e prazos de pagamento condizentes à retomada das atividades. O que se busca, de forma justa, adequada e razoável, é tão somente a oportunidade de continuar trabalhando e, com isso, assegurar os postos de trabalho e a consistência da economia.
Nosso lema, assim como estampado na bandeira de Encantado: “Vencerás pelo trabalho”.
Legenda: retorno das operações do abate de suínos na indústria em Encantado
Foto: Kástenes Casali
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos