09/10/2023

Associado é premiado com trabalho científico

José Guilherme ganhou prêmio de inovação tecnológica

Associado da Cooperativa Dália Alimentos e estudante do curso de Agronomia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), José Guilherme Lenz Abich (21), recebeu o prêmio de melhor trabalho na categoria Inovação Tecnológica no Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA), promovido pela Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS) e a Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (CONFAEAB), nos dias 12 a 15 de setembro, na Associação Rural do município de Pelotas.

O tema central do evento em Pelotas foi a “Formação, atribuições e exercícios profissionais plenos da agronomia no mundo em transformação” e contemplou discussões dos desafios enfrentados pela profissão, buscando definir os rumos da agronomia nacional e assim, contribuindo com a evolução da humanidade.

Essa é a primeira vez que José Guilherme participa do congresso e na ocasião, inscreveu o trabalho intitulado “Inovação na análise de solo: determinação de componentes texturais através de imagens digitais obtidas por smartphones”, que foi premiado na categoria.

José Guilherme é filho dos associados José Eramildo Garcia Abich (52) e de Carla Silvane Lenz Abich (46), do município de General Câmara que integram o setor leiteiro da cooperativa. Desde o ano de 2021 ele cursa agronomia na Unisc e além disso, é bolsista de iniciação científica fazendo parte do Grupo de Pesquisa em Quimiometria.

Dedicação desde cedo

O estudante conta que sempre foi apaixonado por pesquisas e ciências de solo, por isso, com a oportunidade, desenvolveu um trabalho científico relacionado a essas duas áreas, mas que também incluiu o tema inovação tecnológica. “É muito gratificante receber esta premiação, ainda mais quando mesclo áreas do conhecimento que tanto gosto. Sem dúvida, esse destaque no congresso agrega para sequência da minha carreira acadêmica e profissional”.

José Guilherme também ressalta a importância do apoio dos pais e pretende desenvolver diversos projetos na propriedade da família. “Meus pais sempre me motivaram em minhas escolhas. Atualmente, não penso em continuar trabalhando na propriedade, no entanto, quero desenvolver diversos projetos nela. Além disso, desejo seguir estudando na área de ciências de solo, especializar-me em mestrado e doutorado”.

Orgulho

Os pais do estudante, José Eramildo e Carla, relatam a alegria pela conquista do filho. “Ele sempre foi dedicado e caprichoso em tudo que faz, tanto na propriedade quanto nos estudos”, afirma Carla. E completa: “Tanto José Guilherme quanto o caçula Gabriel (13) sempre foram participativos nas atividades escolares e incentivamos a seguirem nos estudos, pois isso também reflete nas inovações trazidas para a propriedade”.

 

Legenda: associado José Guilherme ganha prêmio em Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA)

Foto: Kástenes Casali

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

 

Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa