14/08/2024
Associados da Dália participam de manifestação SOS Agro
![](https://dalia.com.br/wp-content/uploads/WhatsApp-Image-2024-08-09-at-10.03.43-1-1200x900.jpeg)
Setor agropecuário gaúcho se une em busca de auxílio do Governo Federal para produtores rurais atingidos pela tragédia climática
Conselheiros de Administração, delegados e alguns associados da Cooperativa Dália Alimentos se uniram às reivindicações do grupo SOS Agro, no dia 19/07, no município de Rio Pardo, no Parque da Expoagro Afubra. O objetivo foi reunir produtores rurais de diversas regiões para buscar recursos ao segmento agropecuário junto ao Governo Federal. Entre os produtores engajados, estava o delegado da Dália, Diogo Zambiasi, que participou do evento e explicou que a manifestação foi liderada por três agricultores que perderam suas lavouras devido à enchente. “Sob a liderança de Dandara Peres, Lucas Scheffer e Grazi Camargo, essa iniciativa começou logo após as enchentes, com o intuito de garantir o futuro do agro gaúcho”, afirmou Zambiasi.
Ele destacou a importância da manifestação e a necessidade de sensibilizar a União sobre a disponibilização de auxílio para os milhares de agricultores afetados pela catástrofe. “É extremamente importante, pois só nós sabemos a real dificuldade de ser produtor. Por isso, reforçamos a adesão de todos os agricultores gaúchos a essa iniciativa”, convocou Diogo.
Além de Diogo, estiveram presentes os Conselheiros de Administração da Dália, Marcelo Muller, que representa a região do Vale do Rio Pardo, e Belquer Ubirajara Lopes, da região Centro Serra. “Foi um movimento surpreendente pela adesão de produtores e políticos engajados com esta causa. Estimamos que mais de dez mil pessoas participaram deste evento”, afirmou Belquer.
Lopes também relatou que o setor agropecuário está se organizando para realizar outra manifestação, mas desta vez, na capital Porto Alegre. “O setor se organiza para no dia 8 de agosto realizar o Tratoraço do RS. Novamente o principal objetivo é sensibilizar o Governo Federal para a grave situação que os produtores rurais estão enfrentando neste cenário pós-catástrofe. Mas vale lembrar que o setor já vinha enfrentando adversidades devido às severas estiagens dos últimos anos, antes deste grande volume de chuvas, o que provocou o endividamento de diversos produtores em todo o estado”, concluiu Lopes.
Associados atingidos
Ao todo, mais de 700 associados da Cooperativa Dália Alimentos tiveram suas propriedades atingidas devido às enchentes, dos setores de suinocultura e pecuária leiteira. As perdas incluem silagem, rações, sementes, fertilizantes, feno, bovinos, suínos e equipamentos, como ordenhadeiras, tratores, resfriadores, um galpão Free-stall, pocilgas e até moradias. Além disso, houve prejuízos decorrentes da falta de abastecimento de energia elétrica por vários dias.
Algumas reivindicações do setor incluem:
– Prorrogação de dívidas por 15 anos, com dois anos de carência e taxa de 3% ao ano;
– Crédito para reconstrução e capital de giro;
– Anistia de dívidas;
– Linhas de crédito e assistência técnica para reconstrução das propriedades;
– Auxílio emergencial.
Legenda: registro realizado na manifestação do SOS Agro em POA no dia 08/08
Foto: Divulgação/Pasqual Bertoldi
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos
Kástenes R. Casali