14/08/2024
Associados da Dália participam de manifestação SOS Agro
Setor agropecuário gaúcho se une em busca de auxílio do Governo Federal para produtores rurais atingidos pela tragédia climática
Conselheiros de Administração, delegados e alguns associados da Cooperativa Dália Alimentos se uniram às reivindicações do grupo SOS Agro, no dia 19/07, no município de Rio Pardo, no Parque da Expoagro Afubra. O objetivo foi reunir produtores rurais de diversas regiões para buscar recursos ao segmento agropecuário junto ao Governo Federal. Entre os produtores engajados, estava o delegado da Dália, Diogo Zambiasi, que participou do evento e explicou que a manifestação foi liderada por três agricultores que perderam suas lavouras devido à enchente. “Sob a liderança de Dandara Peres, Lucas Scheffer e Grazi Camargo, essa iniciativa começou logo após as enchentes, com o intuito de garantir o futuro do agro gaúcho”, afirmou Zambiasi.
Ele destacou a importância da manifestação e a necessidade de sensibilizar a União sobre a disponibilização de auxílio para os milhares de agricultores afetados pela catástrofe. “É extremamente importante, pois só nós sabemos a real dificuldade de ser produtor. Por isso, reforçamos a adesão de todos os agricultores gaúchos a essa iniciativa”, convocou Diogo.
Além de Diogo, estiveram presentes os Conselheiros de Administração da Dália, Marcelo Muller, que representa a região do Vale do Rio Pardo, e Belquer Ubirajara Lopes, da região Centro Serra. “Foi um movimento surpreendente pela adesão de produtores e políticos engajados com esta causa. Estimamos que mais de dez mil pessoas participaram deste evento”, afirmou Belquer.
Lopes também relatou que o setor agropecuário está se organizando para realizar outra manifestação, mas desta vez, na capital Porto Alegre. “O setor se organiza para no dia 8 de agosto realizar o Tratoraço do RS. Novamente o principal objetivo é sensibilizar o Governo Federal para a grave situação que os produtores rurais estão enfrentando neste cenário pós-catástrofe. Mas vale lembrar que o setor já vinha enfrentando adversidades devido às severas estiagens dos últimos anos, antes deste grande volume de chuvas, o que provocou o endividamento de diversos produtores em todo o estado”, concluiu Lopes.
Associados atingidos
Ao todo, mais de 700 associados da Cooperativa Dália Alimentos tiveram suas propriedades atingidas devido às enchentes, dos setores de suinocultura e pecuária leiteira. As perdas incluem silagem, rações, sementes, fertilizantes, feno, bovinos, suínos e equipamentos, como ordenhadeiras, tratores, resfriadores, um galpão Free-stall, pocilgas e até moradias. Além disso, houve prejuízos decorrentes da falta de abastecimento de energia elétrica por vários dias.
Algumas reivindicações do setor incluem:
– Prorrogação de dívidas por 15 anos, com dois anos de carência e taxa de 3% ao ano;
– Crédito para reconstrução e capital de giro;
– Anistia de dívidas;
– Linhas de crédito e assistência técnica para reconstrução das propriedades;
– Auxílio emergencial.
Legenda: registro realizado na manifestação do SOS Agro em POA no dia 08/08
Foto: Divulgação/Pasqual Bertoldi
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos
Kástenes R. Casali