08/08/2023
Aumento do consumo de carne suína nas escolas
Com a lei que estabeleceu a carne suína na merenda escolar sancionada em 2020 houve aumento de 50% entre 2019 a 2022
Há três anos, no município de Encantado passou a vigorar a lei n° 4.638/2020 que estabeleceu o consumo de carne suína semanalmente na merenda escolar das escolas municipais. Desde então, ocorreu um aumento de 50% no consumo de carne suína nas escolas, chegando a 3,6 mil quilos somente no ano de 2022.
Segundo o Presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, a lei cujo projeto é de autoria do vereador Valdecir Cardoso (PP), foi muito positiva para o município, e apresenta dois grandes benefícios. “O primeiro deles é de ordem econômica, porque estimula o consumo de produtos de origem suína nas escolas municipais de Encantado, acrescido do fato de que um produto fabricado no município tem o incentivo oficial, com aplicação dos recursos públicos no próprio município e, consequentemente, estimula o faturamento da empresa do município. O segundo benefício, se refere à contribuição que essa lei traz para a saúde das crianças, pois o consumo de carne suína, produzida com excelente qualidade nutricional, é positiva para o crescimento físico das crianças”.
Freitas ressalta que o consumo de carnes, cujo processo passa pela avaliação do Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SIF – MAPA), tem a garantia de que se trata de um produto isento de riscos em seu consumo. “Por isso, essa lei, além de ser economicamente positiva, também tem asseguradas as questões sanitárias e nutricionais de quem as consome. Então, é preciso reconhecer a grandeza e a sabedoria dos vereadores encantadenses que a instituíram”
Opção nutricional
O vereador Valdecir Cardoso é supervisor no Setor de Abate do Frigorífico fala dos benefícios e importância dessa proteína para as crianças na fase escolar. “Carne suína entra na lista de proteínas que oferecem importantes benefícios para o desenvolvimento das crianças. A carne assume seu papel principal na dieta infantil por ser fonte de proteína e ferro, elementos fundamentais para o crescimento e ainda, possui vitaminas e potássio, entre outras propriedades importantes”, afirma.
Além disso, Cardoso relata que o município de Encantado se destaca na produção de suínos e produtos, portanto, se torna mais uma opção nutricional nas escolas. “Essa lei estimula a alimentação saudável e valoriza o que a maior empresa de Encantado industrializa, que são cortes suínos”.
Benefícios
Conforme as nutricionistas Ana Paula Görgen e Elisandra Borelli Mottin, que atuam no Setor de Nutrição Alimentar Escolar de Encantado, a carne suína é também classificada como uma carne vermelha, possuindo uma composição nutricional semelhante aos cortes bovinos, mas se destaca pelo custo menor em relação à carne bovina. “Por isso, além do seu valor nutricional, outro benefício para seu consumo é um menor custo, lembrando que faz parte da nossa cultura alimentar regional e deve ser incentivada”, afirma Ana Paula.
Conforme as nutricionistas, a carne suína, além de ser uma fonte de proteína, possui vitaminas do complexo B, ferro, selênio e ácidos graxos monoinsaturados. “A proteína é responsável pelo crescimento e desenvolvimento físico e mental das crianças. Já nos adultos, possui a função de renovação das células do corpo”, relata Elisandra.
Por fim, elas explicam que as vitaminas presentes na carne suína têm funções relacionadas à absorção dos nutrientes pelo corpo, funcionamento do sistema nervoso e músculos e a presença do ferro é responsável pelo transporte de oxigênio a todas as células do corpo.
Inclusão da carne suína
A inclusão da carne suína nos cardápios da Rede Municipal de Ensino iniciou-se em 2005 com o projeto Merenda Forte, e, na época, sua oferta ocorria quinzenalmente. Com a lei vigente desde 2020, a carne suína está presente uma vez por semana no cardápio das escolas de educação infantil e de ensino fundamental com atendimento em turno integral. Já nas escolas de Ensino Fundamental de turno parcial ela é oferecida duas vezes no mês. Os cortes suínos vendidos são: carne moída de suíno, salsicha, sobrepaleta, linguiça Toscana.
Ao todo, são servidas diariamente, em média 3.900 refeições nas escolas municipais. Além da carne suína, por meio da agricultura familiar, o município também adquiri leite, nata, cortes de frango e queijo.
Legenda: Aumento do consumo da carne suína na merenda escolar tem vantagens nutritivas e econômicas para o município
Foto: Divulgação
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos