03/07/2025
Com energia de fonte renovável, Dália recebe certificado pela redução de CO₂

Em 2024, a cooperativa reduziu 2.848,710 tCO₂ na emissão de Gases de Efeito Estufa, o que equivale ao plantio de 20.340 árvores.
A responsabilidade ambiental sempre fez parte da cultura organizacional da Cooperativa Dália Alimentos. Desde 2013, a cooperativa utiliza energia proveniente de fontes renováveis, passando a receber, desde então, certificações pelo uso de energia limpa. Em 2024, não foi diferente: a Dália voltou a ser certificada pela Mercatto Energia.
Entre janeiro e dezembro de 2024, a prática sustentável de utilizar energia limpa permitiu à Dália reduzir 2.848,710 toneladas de CO₂ equivalente (tCO₂), o que corresponde ao plantio de 20.340 árvores.
Segundo a química industrial Graziela C. Caliari Botega, essa certificação representa a continuidade de um trabalho bem orientado: “Sustentabilidade é a capacidade de um sistema se manter ao longo do tempo, preservando seus recursos e garantindo que as necessidades do presente não comprometam as necessidades futuras”, define.
Ela também ressalta a importância da evolução das boas práticas ambientais para as gerações futuras: “Cada um de nós deve fazer a sua parte. Existem caminhos e estratégias para que isso ocorra, e a Dália tem inserido a preservação ambiental na sua missão”, afirma Graziela.
Desde 2013
A Dália utiliza energia limpa de fontes renováveis desde o ano de 2013, em sete unidades: a matriz em Encantado; as indústrias em Arroio do Meio, como a queijaria no Bairro Aimoré; o Complexo Industrial Lácteo e o Complexo Industrial Avícola em Palmas; a fábrica de rações para frangos, também em Palmas; o supermercado em Arroio do Meio; e o incubatório no município de Mato Leitão.
Legendas: Dália utiliza energia de fontes renováveis há 10 anos e, novamente recebeu o certificado
Foto: Divulgação
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos
Jornalista Kástenes Roberto Casali