02/07/2021

Comissão da Câmara dos Deputados busca expertise na Dália Alimentos para elaborar políticas públicas ao setor leiteiro

Comissão da Câmara dos Deputados busca expertise na Dália Alimentos para elaborar políticas públicas ao setor leiteiro

 Comitiva conheceu programas relacionados à atividade. Objetivo é elaborar documento e enviar à ministra com a finalidade de aplicar de Sul a Norte do Brasil

Por indicação e sugestão da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, a Cooperativa Dália Alimentos recebeu, no dia 1º de julho, a Comissão da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. O objetivo do encontro, realizado na sede do Sicredi Região dos Vales, em Encantado – que reuniu parlamentares federais, pesquisadores da Embrapa, direção da Dália e produtores – foi conhecer o modelo de gestão e os programas desenvolvidos pela cooperativa na cadeia produtiva, com a finalidade de elaborar políticas públicas que venham a atender o setor leiteiro em nível nacional.

A comissão é presidida pela deputada federal Aline Sleutjes (PSL/PR), que esteve acompanhada pelo presidente da Subcomissão do Leite da Câmara, deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS), além dos deputados Heitor Schuch (PSB/RS), Domingos Sávio (PSDB/MG) e Benes Leocádio (Republicanos/RN).

O presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, abriu os trabalhos recordando as audiências com a ministra Tereza Cristina nos últimos dois anos e a proximidade com a titular do ministério desde o ano de 2019, oportunidade que ela prestigiou a inauguração da unidade frigorífica de frangos, em Arroio do Meio, e conheceu mais acerca da cooperativa. “A ministra pode ver in loco o trabalho desenvolvido pela Dália e hoje vocês também estão presenciando este modelo cooperativo, que nos orgulha por ser referência no país. É um dia histórico pelo fato de receber a Comissão da Agricultura, por poder contribuir com a reestruturação do setor leite e também apresentar as nossas dificuldades e reivindicações quanto ao agronegócio. Estamos orgulhosos em saber que o Brasil está com o olhar voltado para a Dália e que, de alguma forma, nossos projetos inovadores e nosso modelo de gestão poderão amparar a elaborarão de políticas públicas que venham a atender produtores, indústrias, enfim, toda cadeia produtiva”.

O presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, apresentou a Dália Alimentos e também falou dos gargalos existentes no setor. “Estamos felizes com essa visita, porque há anos reivindicamos políticas públicas para o setor. Produzir leite no Brasil hoje é uma tarefa árdua devido a vários fatores, como preço dos insumos e alta carga tributária, por exemplo. Que a Dália possa auxiliar neste importante projeto que está começando a ser construído”.

O gerente da Divisão Produção Agropecuária, Fernando Oliveira de Araujo, detalhou todo o trabalho desenvolvido nas cadeias produtivas de suínos, leite e frangos, com ênfase à pecuária leiteira, explicando os programas de produção à comitiva de Brasília.

Aula de gestão e programas exitosos

A presidente da comissão, deputada Aline Sleutjes, resumiu o encontro como uma aula de gestão e programas exitosos. “De Norte a Sul do Brasil estamos em busca de alternativas e sugestões para a elaboração de políticas públicas que beneficiem o segmento leite. Já sabemos quais as dificuldades e agora queremos encontrar as soluções e o cooperativismo praticado pela Dália Alimentos é um exemplo, embora todas as adversidades enfrentadas pelo setor”. A parlamentar reforçou, ainda, ser uma tarefa árdua presidir a Comissão da Agricultura, sendo ela a primeira mulher à frente. “Queremos deixar um legado e um novo momento, por isso visitar empresas como a Dália, ouvir os produtores, as indústrias e as entidades nos faz enxergar os bons exemplos que existem no Brasil. Certamente a Cooperativa Dália é um excelente modelo de gestão para o nosso objetivo, que é chegar ao fim desta missão com soluções eficazes para a economia e a felicidade de todos que fazem parte da cadeia produtiva leiteira brasileira”.

Modelo Dália

A vinda da comitiva foi articulada pelo deputado Alceu Moreira, um dos apoiadores e defensores do agronegócio e do cooperativismo no país. Moreira citou que na atividade leiteira é preciso escala e viabilidade e que um dos programas da Dália, que são as granjas associativas com ordenha robotizada, são exemplos. “O leite precisa ter escala de produção, padrões de qualidade sanitários para competir com o mercado internacional. Porém, nosso custo de produção é muito elevado, não possuímos mercado para regulamentar o preço, nem estoque de pastagem. Precisamos ser competitivos, ter estabilidade e não um mercado vulnerável. Na Dália visualizamos várias ações que servem de modelo para as futuras políticas públicas. Estamos falando de um arranjo produtivo que começa no solo e termina na mesa do consumidor”.

 

Case de sucesso

O relator da Comissão da Agricultura, deputado Domingos Sávio, disse ter presenciado em poucas empresas a transparência repassada pela equipe da Dália Alimentos. “Essa cooperativa é um exemplo e um case de sucesso para o Brasil”.

O chefe geral Embrapa Gado de Leite (MG), Paulo do Carmo Martins, ressaltou que para aprender é preciso inspiração e que a Dália Alimentos é uma fonte de conhecimento para o agronegócio. “É uma cooperativa que apresenta experiência, tem visibilidade em nosso país pelo trabalho desenvolvido e, seguramente, é um modelo a ser seguido”.

Entidades e seus representantes

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) participou do encontro, com a finalidade de auxiliar os parlamentares no quesito técnico, e esteve representada pelo chefe geral Embrapa Gado de Leite (MG), Paulo do Carmo Martins e pelo chefe adjunto de Transferência de Tecnologia Embrapa Gado de Leite (MG), Bruno Campos de Carvalho. Pela Embrapa Clima Temperado Pelotas (RS), participou o chefe geral, Roberto Pedroso; o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia, Enilton Fick Coutinho e o analista e pesquisador, Marcelo Bonnet.

Representando o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o diretor Márcio de Andrade Madalena se fez presente; pela Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), o presidente Geraldo de Carvalho Borges e pela Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), o coordenador da Comissão Leite e do Movimento Construindo Leite Brasil, Leonel Rodrigues da Fonseca.

 

Legenda: Comitiva constituída pela Comissão da Agricultura e pela Embrapa com os dirigentes da Cooperativa Dália Alimentos

Legenda: Presidente do Conselho de Administração da Dália, Gilberto Antônio Piccinini, presidente da Comissão da Agricultura, deputada Aline Sleutjes e presidente da Subcomissão do Leite da Câmara, Alceu Moreira

Legenda: Araujo em sua explanação ao grupo

Fotos: Carina Marques

 

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Jornalista Carina Marques

Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa