03/06/2024
Dália Alimentos encerra exercício de 2023
Contas e balanço do ano foram aprovados no dia 30/03
A Cooperativa Dália encerrou o exercício de 2023 durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO) no dia 30/03 na Sociedade Cultural Recreativa e Esportiva Cosuel (Screc) em Encantado. Os 66 delegados que estiveram representando o quadro social, aprovaram as contas, balanço do ano e outros itens da ordem do dia.
O Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, ao iniciar a assembleia, mencionou o encerramento do processo assemblear, que reuniu cerca de 800 associados nos seis encontros regionais. “Foram reuniões que apresentaram muitas informações sobre o desempenho e o resultado da cooperativa e agora temos a deliberação de pautas para discussão e votação”, afirma Piccinini.
Coube ao Vice-Presidente Pasqual Bertoldi a leitura do edital de convocação com a ordem do dia e o relatório da Administração, que apresentou o contexto da Dália em relação aos acontecimentos do último ano, como a crise da proteína animal que afetou o cenário econômico, os impactos agravados pela guerra do leste europeu entre Rússia e Ucrânia e uma nova crise internacional no conflito entre Israel e Hamas.
Após, os números foram explanados pelo contador Ivo Dirceu Villa, seguido pelo Auditor Independente Delano Colombo e pelo relator do Conselho Fiscal, André Guaragni, que apresentaram o Parecer da Auditoria Externa Independente e do Conselho Fiscal da cooperativa.
Conjuntura
Diante dos desafios econômicos ao longo de ano passado e, para conter a crise, a cooperativa introduziu ajustes na produção de frangos e suínos. Houve redução de volumes e mudança no mix de produtos, sendo que, no setor avícola, iniciou-se a produção de embutidos, cortes resfriados e temperados a fim de agregar valor ao produto.
Segmento leiteiro
Já no segmento leiteiro, o mercado se apresentou instável no decorrer de 2023 por fatores como baixo consumo e alto volume de leite em pó e queijo importados, principalmente da Argentina e Uruguai, países com menor custo de produção em relação ao Brasil, afetando negativamente toda a cadeia leiteira.
Adversidades climáticas
Outros fatores apresentados no relatório da administração se referem os ciclos climáticos que acometeram nosso estado, como o La Niña, causando estiagem por três longos anos, afetando a produção de grãos e pastagens em todo o estado. Na sequência, foi registrado a ocorrência de El Niño, que promoveu chuvas torrenciais, incluindo um ciclone extratropical no mês de setembro, que destruiu cidades e empresas do Vale do Taquari.
Em se tratando da Dália, as águas do Rio Taquari invadiram o frigorífico de suínos e impediram sua atividade durante 30 dias, e as indústrias de leite e frango que ficaram alguns dias sem energia. A catástrofe que assolou o Vale do Taquari coincidiu no mesmo momento quando ocorria a recuperação da cadeia produtiva. Logo após, no mês de novembro, houve a segunda grande cheia do ano que também invadiu indústrias da Dália.
Ações sociais
Mesmo em meio a este cenário, que exigiu ajustes e ações, a Dália não descuidou das atividades sociais da cooperativa e promoveu atividades sociais como: encontros e visitas de associados às unidades industriais, encontro de mulheres, Dálias do Campo, e reuniões com delegados, objetivando o estreitamento de laços com as famílias associadas.
Decretos
Ao encerrar o ano de 2023, uma nova ameaça se abateu, quando o Governo do estado do RS, por meio de três decretos que estabelecem a redução de benefícios fiscais de agroindústrias e consequentemente, aumenta o preço de produtos da cesta básica, impactando no desempenho econômico de todo o setor.
Perspectivas
Embasado nestes fatos, o Plano de Metas compreende que 2024 apresentará um tempo de equilíbrio e a necessária retomada da normalidade, possibilitando uma modesta rentabilidade.
Contudo, a administração da Dália reconhece a necessidade de os preços de insumos como grãos, embalagens, energia combustíveis, dentre outros, se manterem ou reduzirem os preços praticados atualmente. A expectativa é de uma efetiva recuperação em relação à rentabilidade da cooperativa e de seus associados.
Eleição do Conselho Fiscal
Na ordem do dia também constava a eleição do Conselho Fiscal para o exercício de 2024 sendo eleitos para efetivos: Josemar Gamabato, Daniel Frohlich e Sandro Luis Costa. Na suplência ficaram Lindomar Gosmann, Luis Fernando Hackenhaar e Marcelo Luis Zampeze.
Legenda: Assembleia Geral Ordinário teve aprovação do balanço, das demais propostas e eleição do Conselho Fiscal
Foto: Kástenes Casali
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos