26/03/2020

Dália Alimentos segue com plano de ação à prevenção ao Coronavírus

Dália Alimentos segue com plano de ação à prevenção ao Coronavírus

 

Médico esclarece dúvidas e orienta funcionários e associados sobre o Covid-19

 

A Cooperativa Dália Alimentos segue trabalhando diariamente a fim de prevenir e combater a propagação do Covid-19. Da mesma forma, a grande fatia do quadro funcional, constituído por 2,5 mil empregados, segue trabalhando normalmente, com os devidos cuidados estabelecidos pela empresa. O grupo de trabalho constituído desde o início da epidemia está empenhado em repassar ao quadro de funcionários e de associados informações e o Pacote de Medidas adotado desde o momento que a doença começou a afetar a população.

Conforme o coordenador do Serviço de Medicina Ocupacional da Dália Alimentos, médico do trabalho Clairton de Paoli, a cooperativa está tomando todas as providências necessárias e possíveis, considerando a necessidade de manter as indústrias operando para que o mercado não fique desabastecido de alimentos. “Adotamos diversas medidas de proteção aos funcionários, tanto quanto a meios físicos de proteção, com o uso de máscaras, luvas e álcool em gel, quanto a procedimentos e comportamentos a serem adotados”.

Além de Paoli, o grupo de trabalho em combate ao Covid-19 é constituído pelo presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas; pela médica do trabalho Evelise Frolich; pela odontóloga, Carla Schramm Freitas e pela supervisora do Setor Pessoal, Sandra Simonis Lucca. O objetivo é ajudar a monitorar, avaliar e adotar as medidas mais adequadas em termos de atividades realizadas pelos funcionários e terceiros que prestam serviço à cooperativa.

Para Paoli, a primeira ação é instruir, incansavelmente, as pessoas quanto às medidas de redução de transmissibilidade, cujas medidas já estão sendo amplamente divulgadas internamente na cooperativa e também pelos órgãos oficiais como a higienização intensiva e frequente das mãos com água e sabão e álcool em gel 70% e a “etiqueta respiratória”, que consiste em evitar tossir e espirrar em ambientes onde tenham outras pessoas. Caso tossir ou espirrar, ter como auxílio um lenço de papel e levá-lo sobre a boca. “Essas duas medidas já são capazes de reduzir amplamente a disseminação do vírus pelo ambiente e pelo ar, sem contar que se deve evitar aglomerações”, ressalta o médico.

Segundo Paoli, que também é médico preventivista, as medidas estão sendo tomadas pelas autoridades sanitárias baseadas em exemplos que estão ocorrendo pelo mundo. “Tivemos a experiência da China e agora estamos convivendo com a triste e dolorosa experiência dos europeus, basicamente de países como Itália, Espanha e Alemanha. O que se observou é que na Europa houve um aumento explosivo no número de casos de Coronavírus em um curtíssimo espaço de tempo, fato que fez com que um número expressivo de pessoas necessitasse de estrutura hospitalar e de UTI’s ao mesmo tempo, o que não existe. O Brasil está tentando evitar que este mesmo fenômeno de explosão de casos ocorra e o propósito, bem como fazer com que o número de casos seja espalhado ao longo de um tempo maior, de modo que as unidades hospitalares possam fazer um rodízio de pacientes com a possibilidade de dispor de leitos, caso haja necessidade”.

 

Evitar o pânico e tentar seguir com a rotina de trabalho

O médico alerta aos funcionários e associados da Cooperativa Dália Alimentos para o momento, que é de preocupação e, acima de tudo, de conscientização. “Não podemos criar duas epidemias, a do Coronavírus e a do pânico, pois isso causará problemas no combate à epidemia. Caso a pessoa sinta algum sintoma leve, como um quadro gripal discreto com tosse, febre baixa e dor de garganta, a recomendação é NÃO procurar o serviço de saúde e SIM ligar para a Vigilância em Saúde.

A Dália Alimentos está seguindo a todas as recomendações dos órgãos oficiais e, em caso de dúvida, procurar a Vigilância Sanitária, evitando ir a postos de saúde, a fim de reduzir o risco de adquirir o vírus. “Importante lembrar que os postos e as unidades básicas de saúde deverão estar disponíveis para atender a casos mais graves, de modo que não é seguro comparecer a uma unidade onde pessoas com maior carga viral poderão estar, potencializando a chance de transmitir a doença a outros indivíduos”, orienta Paoli.

Ele alerta para a rápida chegada do Covid-19 ao Estado. “Nesta semana registramos mais de cem casos confirmados no RS, sendo 11 no Vale do Taquari, segundo Boletim Informativo Oficial do Governo do Estado emitido no dia 25 de março. “Portanto, é importantíssimo seguir com as medidas preventivas”.

 

Medidas já adotadas

Entre as ações definidas ao longo das últimas semanas pela Dália Alimentos está a segmentação do quadro de funcionários em três grupos, com ações específicas para cada grupo, de acordo com as suas características. O primeiro é o Grupo de Risco, do qual fazem parte funcionários portadores de doenças crônicas e imunodeprimidos, com idade avançada ou sintomas de gripe, que devem permanecer em casa e, em caso de gripe, apresentar atestado médico. O segundo é o Grupo de Funcionários Fora do Grupo de Risco, cuja função permite o trabalho remoto, ou seja, o chamado “Home Office” em que há possibilidade de trabalhar diretamente de casa, utilizando computador e telefone. O terceiro Grupo é de Funcionários cujo trabalho não pode ser feito em casa e não se enquadra no grupo de risco e devem permanecer trabalhando na empresa.

O objetivo de organizar os funcionários em três grupos foi garantir melhores condições àqueles que continuam trabalhando na empresa, reduzindo os riscos causados pela aglomeração de pessoas, pois a indústria de alimentos não pode suspender o trabalho; ao contrário, precisa produzir para não ocorrer escassez de alimentos. Outra ação estipulada foi a proibição da entrada de terceiros na empresa a fim de impedir a possibilidade de introdução e disseminação do vírus.

 

Indústrias e supermercados

O presidente Executivo da Dália Alimentos, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, tranquiliza e diz que todas as indústrias da Dália Alimentos operam normalmente, porém, com quadro reduzido de funcionários em decorrência do afastamento daqueles que fazem parte dos grupos de risco. Os supermercados da Dália em Encantado e Arroio do Meio também seguem operando, com critérios de acesso às lojas, reduzindo para 30 pessoas por vez e, o principal, o serviço de Supermercado Online, com compras pela internet e entrega em casa, sem que o cliente necessite sair do seu lar. O endereço é pelo site super.dalia.com.br.

 

Legenda: Médico Clairton esclarece dúvidas e explica sobre trabalho desenvolvido pela Dália Alimentos

Foto: Divulgação

 

Assessoria de Imprensa Dália Alimentos

Jornalista Carina Marques

Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa