06/03/2023
Dália completa três anos de abate de frango
Complexo Industrial Avícola iniciou seu funcionamento no dia 17 de fevereiro de 2020
Os registros acima são de um café da manhã e almoço para lá de especial. Esses funcionários estiveram no primeiro dia de abate de frango no Complexo Industrial Avícola da Cooperativa Dália Alimentos. Por isso, foram reunidos 48 funcionários no refeitório da unidade localizada em Palmas, que completou três anos de operação no dia 17 de fevereiro.
Conforme o gerente da Divisão Frango de Corte, Eduardo Koefender, foram três anos de crescimento, diversos ajustes de máquinas e capacitação de pessoas. “Essa planta industrial muito nos orgulha. Foi um período de muito trabalho, mas também de muita satisfação”, comemora.
Havia cerca de 200 funcionários quando se iniciou o abate na unidade. “Atualmente, são 530 funcionários no total, mas daquele grupo inicial, restaram apenas 48 remanescentes”.
Desafios e crescimento
Na reunião da equipe no refeitório do complexo industrial avícola, na manhã do dia 16, alguns funcionários compartilharam sua trajetória na Dália. Entre eles, João Batista Rodrigues Maurente (45), que lembrou os desafios e seu crescimento profissional. “Todo começo é difícil, ainda mais quando se trata de um grande projeto como este. Por isso, o que mais marcou foi quando passamos por algumas adversidades iniciais, entre elas, quando meu supervisor chamou minha atenção para repasse de informações, mas ali aprendi a manter a calma e autocontrole para buscar por novas soluções em determinadas operações”, conta.
Com o tempo e alguns ajustes, foram resolvidos os detalhes para a produção seguir o seu curso normal com qualidade e quantidade. “Tudo recém estava começando até chegarmos no abate da capacidade total diária”, comenta Maurente.
Já Jonathan da Cunha (35), rememorou o primeiro frango abatido que passou pelo processamento desde o abate até o resfriamento no tanque chiller. “No primeiro dia iniciamos às 5h da manhã e saímos da unidade às 21h. Hoje, nosso funcionamento é em apenas um turno e tudo operando de forma natural”, destaca.
Orgulho do que se faz
Outro funcionário que manifesta carinho e orgulho por trabalhar na Dália e participar do programa frango de corte é Celso Fail (52). “Trabalhei com abate de frango por pelo menos metade da minha vida, mas a minha grande oportunidade foi quando assumi o desafio em trabalhar durante pouco tempo no Complexo Lácteo da cooperativa. Ali, passei a ter grande admiração pela empresa”, relata.
Em seguida, Fail integrou a equipe que conduziu os primeiros trabalhos na divisão frango de corte. “Sou muito feliz em saber que fiz parte desse projeto gigantesco. É necessário ter muita dedicação e ter capacidade para iniciar uma fábrica do zero”, reitera.
Ao final, os 48 funcionários receberam um kit com doces e três botton Pollo D’oro que podem serem trocados por alguns brindes.
Frango de corte
A unidade frigorífica foi inaugurada em 2019 e tem capacidade para abater sete mil frangos/hora, equivalentes a 55 mil frangos/turno. Compõe o complexo a Fábrica de Farinhas de Origem Animal e a Fábrica de Rações localizadas em Arroio do Meio.
O Complexo Avícola é uma das etapas do Programa Frango de Corte estruturado pela Cooperativa Dália Alimentos para viabilizar toda a cadeia produtiva avícola.
Legenda: Complexo Industrial Avícola completou três anos de abate
Foto: Kástenes Casali
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos
Jornalista Kástenes Casali