10/06/2025
Dália é a empresa que mais capacitou profissionais em Bem-Estar Único

Em busca de uma nova certificação, a Cooperativa Dália Alimentos, em parceria com a MSD Saúde Animal — empresa responsável pela promoção dos treinamentos —, divulgou que foi a organização que mais qualificou profissionais de avicultura e suinocultura em Bem-Estar Único, dentro do programa Criando Conexões, entre todas as empresas multiespécie atendidas pela MSD Saúde Animal.
Desde 2022 até o presente momento, foram capacitados 311 colaboradores e prestadores de serviço da Dália Alimentos. Participaram dos treinamentos funcionários de duas unidades industriais da cooperativa: o Frigorífico de Suínos em Encantado e o Complexo Industrial Avícola em Arroio do Meio.
Para o Presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, a Dália acompanha as transformações sociais, pois o consumidor atual não busca apenas alimentação: ele deseja conhecer a origem do produto, onde o bem-estar animal, o meio ambiente e as pessoas são tratados com dignidade e responsabilidade. “A empresa que não considerar essas circunstâncias poderá não ter a preferência dos consumidores. Não basta oferecer alimentos de qualidade a um custo acessível; é preciso mostrar como são produzidos, segundo quais preceitos e valores”, afirma Freitas.
Carlos Alberto também destaca a importância da certificação como uma forma oficial e confiável de comprovar que a Dália atua de acordo com essa nova realidade. “Nossos associados são descendentes de pequenos agricultores, em cujas propriedades era comum dar nomes aos animais, dentro do conceito de que eles eram criados e não produzidos. A ideia de criar animais traduz melhor a filosofia do Bem-Estar Único, baseada em boas práticas. Acreditamos que criamos animais saudáveis, que geram bons produtos, com manejo humanitário. Essa é a filosofia de bem-estar animal da nossa cooperativa”, pontua o presidente.
Implementação de boas práticas
A gerente da Divisão de Controle de Qualidade, Ivane Giacobbo, salienta que o treinamento capacita as pessoas a compreenderem e implementarem boas práticas de manejo, que minimizam o estresse, a dor e o sofrimento dos animais, promovendo sua saúde física e mental. “Quanto mais pessoas treinadas, mais facilmente a cultura de bem-estar animal será disseminada e aplicada dentro da cooperativa”, comenta Ivane.
Ela complementa que é fundamental que os manejadores conheçam o comportamento natural dos animais com os quais lidam, a fim de garantir a segurança de todos e minimizar o estresse. “A MSD Saúde Animal está oferecendo todo o suporte necessário para que possamos atender aos critérios do checklist de certificação em Bem-Estar Único – Missão Cuidar. A Divisão de Controle de Qualidade foi designada para conduzir esse importante projeto junto às demais divisões da Dália. Estamos orgulhosos, pois esse é mais um tema relevante no qual o bem-estar na produção agropecuária tem ganhado relevância e tendência, o que pode orientar a decisão de compra e consumo do consumidor”, relata.
Conscientização sobre bem-estar animal
Entre os colaboradores da Dália Alimentos que participaram do treinamento, está a Médica Veterinária e Supervisora de Controle de Qualidade da unidade de Frango de Corte, Caroline Vicari. “Tive a oportunidade e o privilégio de participar do treinamento no dia 16 de janeiro deste ano e, de fato, o tema bem-estar animal sempre despertou meu interesse, tanto que meu trabalho de Conclusão de Curso foi relacionado ao assunto”, relata Caroline.
A supervisora recorda que já havia tido outras experiências na área antes de ingressar na Dália, em 2022. Após um período fora, retornou à cooperativa no ano passado. “O que mais gosto nos treinamentos sobre bem-estar animal é a possibilidade de conscientizar outras pessoas sobre um tema tão importante”, destaca.
Bem-estar de todos envolvidos
Conforme o médico-veterinário e Coordenador de Bem-Estar Animal para Monogástricos da MSD Saúde Animal, Dr. Filipe Dalla Costa, o fato de a Dália ser a empresa com o maior número de treinamentos e colaboradores capacitados no tema de bem-estar animal para suínos e aves — entre todas as atendidas globalmente pela companhia — reflete o comprometimento genuíno da cooperativa com a evolução contínua e a promoção de práticas sustentáveis e éticas na cadeia produtiva. “Esse dado demonstra não apenas volume, mas profundidade no trabalho. Significa que o conhecimento está sendo disseminado de forma ampla e consistente, alcançando diferentes níveis hierárquicos e setores da empresa. Isso gera impacto direto na melhoria do manejo, na qualidade do produto destinado ao consumo, no clima organizacional e, também, na reputação da marca junto aos consumidores”, explica Dalla Costa.
Em relação ao conceito de Bem-Estar Único, o especialista destaca que ele amplia a visão do bem-estar animal para incluir também o bem-estar das pessoas envolvidas na cadeia produtiva e a sustentabilidade dos processos. “Cuidar dos animais não é suficiente. É preciso garantir condições dignas de trabalho, segurança, reconhecimento e capacitação das equipes, além de preservar o meio ambiente.”
Ele ainda acrescenta que empresas como a Dália, ao buscarem essa certificação, ganham vantagem competitiva em vários aspectos: acesso a mercados mais exigentes, redução de perdas produtivas, maior engajamento interno e um posicionamento institucional sólido.
“Para a Dália, antecipar essa certificação é um passo estratégico para consolidar sua liderança e tornar-se modelo nacional e internacional como cooperativa com produção responsável e integrada”, enfatiza Dr. Filipe.
Próximas etapas da certificação
Segundo a médica-veterinária e Coordenadora Comercial da Unidade de Suinocultura, Élia Fernanda Campos, a certificação em Bem-Estar Único – Missão Cuidar para o frigorífico de aves da Dália está próxima, já tendo passado pela auditoria externa. “Já em relação ao Frigorífico de Suínos da Cooperativa, a expectativa é que a certificação da planta ocorra ainda neste ano”, revela Élia.
Ela enfatiza que o engajamento dos colaboradores envolvidos no processo é fundamental para o sucesso da certificação. “O tema do bem-estar animal tem ganhado grande relevância, especialmente nas empresas dos setores agropecuário e alimentício. Isso reflete uma mudança de comportamento da sociedade, que está mais consciente, exigente e preocupada com a origem dos produtos que consome.”
A profissional destaca ainda o papel da MSD Saúde Animal: “Buscamos constantemente estar alinhados às estratégias de mercado e às demandas futuras, somando forças com nossos parceiros comerciais na busca contínua por melhorias e adequações, com foco no desempenho zootécnico e na lucratividade do setor e atestando o compromisso com a sustentabilidade.”
Legendas: Dr. Médico Veterinário da MSD Saúde Animal, Felipe Dalla Costa, apresentou o conceito Bem-Estar Único aos transportadores
Foto: Kástenes Roberto Casali
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos
Jornalista Kástenes Roberto Casali