11/04/2025

Delegação chinesa visita a Dália

A Cooperativa Dália Alimentos recebeu uma comitiva composta por 20 representantes da empresa chinesa Shennong, referência no setor de suinocultura. A visita foi intermediada pela Agroceres, fornecedora de genética suína para ambas as corporações. Os diretores e gerentes da companhia asiática estiveram na matriz da Dália, em Encantado, para conhecer a estrutura e a eficiência produtiva da cooperativa.

Durante o encontro, o Presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, abordou os desafios logísticos enfrentados por agroindústrias situadas no sul do Brasil, bem como a relevância de alcançar elevados índices de eficiência para assegurar a sustentabilidade do negócio.

Além de apresentar o organograma institucional e a missão da Dália, que consiste na promoção do desenvolvimento econômico e social dos associados, colaboradores e comunidades onde atua, contribuindo para a segurança alimentar dos consumidores, por meio da produção e industrialização de alimentos de origem animal, em sistemas de bem-estar, biossegurança e preservação ambiental. Freitas discorreu sobre o modelo de gestão estratégica adotado pela cooperativa. “A Direção da Dália compreendeu a importância de escolher uma estratégia competitiva. Trata-se da busca contínua por vantagens estratégicas, com base no monitoramento e na análise dos ambientes interno e externo, por meio de decisões coerentes e voltadas à valorização do nosso público-alvo”, pontuou Freitas.

Outro aspecto enfatizado pelo dirigente foi a adoção do modelo de Excelência Operacional nas cadeias de suínos, frangos e produção de leite. “Esse modelo é o mais adequado para o cenário atual, pois está intrinsecamente relacionado à satisfação do cliente”, ressaltou.

Programas de produção agropecuária

Na sequência, o Gerente da Divisão de Produção Agropecuária (DPA), Fernando Oliveira de Araújo, apresentou os principais indicadores referente à produção dos associados de leite e suínos, bem como o modelo inovador dos condomínios avícolas. “A DPA é responsável pela coordenação dos programas de produção e pelo fornecimento de matéria-prima às unidades industriais de aves, lácteos e suínos”, explicou.

Araújo detalhou os dados do Programa Frango de Corte: atualmente, são 50 mil aves em recria, 100 mil em produção, com uma média de 360 mil ovos férteis por semana, resultando na eclosão de aproximadamente 280 mil pintinhos semanalmente.

No sistema de produção de suínos, a primeira etapa ocorre nas Unidades Produtoras de Leitões, que abrigam 16 mil matrizes e geram 10,6 mil leitões desmamados por semana, permanecendo no local por 21 dias. Em seguida, os animais são transferidos às Unidades de Creche, onde 80 mil leitões são alojados por 49 dias. Por fim, os suínos seguem para a fase de terminação, totalizando 136 mil animais em um ciclo de 91 dias.

Em relação à produção de leite, Araújo destacou o envolvimento de 1.017 produtores e quatro cooperativas associadas, com um volume diário de 600 mil litros processados no Complexo Industrial Lácteo da Dália, localizado em Arroio do Meio.

Resultados comerciais

O Vice-Presidente Executivo e Gerente da Divisão Comércio e Marketing, Igor Estevan Weingartner, enfatizou os resultados de 2024, período em que a cooperativa atendeu 17 mil clientes em todos os estados brasileiros, além de possuir habilitação para exportação a 16 países. “No ano passado, o destaque das vendas foi o mercado interno, responsável por 70% do volume comercializado em produtos processados”, observou o gestor.

Intercâmbio e perspectivas

Durante a visita, os diretores da Shennong apresentaram a trajetória da empresa, que possui 26 anos de atuação na suinocultura chinesa. A missão da organização é proporcionar uma proteção animal saudável e segura, promovendo nutrição de qualidade para milhões de famílias. Em 2023, as vendas da empresa somaram 2.271.500 suínos, representando um crescimento de 49,4% em relação ao ano anterior.

Ao final do encontro, os visitantes demonstraram grande admiração pelos resultados alcançados no fomento agropecuário pela Dália, e engajaram-se em diálogos técnicos com o presidente Carlos Alberto e gerentes, abordando temas como manejo, sanidade, bem-estar animal e biosseguridade que são os pilares fundamentais da produção na cooperativa.

 

 

 

Legenda: chineses visitaram a Dália para conhecer sobre a eficiência produtiva

Foto: Kástenes R Casali

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Kástenes R. Casali

Fale com a Dália
Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa