30/01/2020
Destinação correta de resíduos, resultados positivos
Destinação correta de resíduos, resultados positivos
No frigorífico de suínos da Cooperativa Dália Alimentos, em Encantado, os resíduos recicláveis de papelão, plástico, bombonas, pallets, sucatas e não recicláveis, gerados na indústria durante o ano de 2019, renderam um resultado positivo de R$ 52.493,30 para a Divisão Produtos Suínos (DPS).
Todos os materiais recicláveis e não recicláveis são devidamente separados, já dentro da indústria, e na central de resíduos são classificados, prensados e enviados ao destino correto. Há um rigoroso controle de peso de cada material, bem como do transportador e a destinação final, seguindo as normas ambientais vigentes.
No total foram 88,6 toneladas de papelão, 95,6 toneladas de plástico reciclável, 31,3 toneladas de sucatas, 294,3 toneladas de pallets, 3,7 toneladas de óleo e 3.947 unidades de bombonas plásticas. Todos estes resíduos foram reciclados e tiveram um destino nobre, contribuindo com o meio ambiente.
Em contrapartida, a Dália Alimentos também gerou 170 toneladas de materiais não recicláveis, que são compactados e ocupam menor volume nos aterros sanitários, onde depositados. O mais significativo deste resultado é saber que a cultura ambiental está sendo incorporada pelos funcionários e líderes da cooperativa, pois estes números poderiam ser inversos, já que quando não há comprometimento é fácil descartar.
Diana Bagatini Soga
Supervisora Áreas de Apoio – Dália Alimentos – Divisão de Produtos Suínos