24/07/2020
Divisão Frango de Corte muda gerência
Divisão Frango de Corte muda gerência
Graduado em Administração, Eduardo Koefender assume lugar antes ocupado por Pedro Raul Mallmann
A história de Eduardo Koefender (55), novo gerente da Divisão Frango de Corte, com a Dália Alimentos começou no dia 13 de julho de 2020. Esse é o início da história na condição de gerente, pois sua trajetória na cooperativa é de alguns anos. Em 2016, ele foi contratado como consultor e teve significativa colaboração e empenho em projetos importantes, como melhorias ambientais em granjas de suínos, no frigorífico de suínos, na indústria de lácteos em Palmas, município de Arroio do Meio, além das granjas leiteiras com ordenha robotizada.
No mês de março deste ano, Koefender foi contratado pela Dália para atuar como apoio aos setores periféricos no frigorífico de frango, também em Palmas, e em maio passou a ocupar o cargo de supervisor de Gestão e Produção naquela unidade. Com a transferência do então gerente, Pedro Raul Mallmann para a função de consultor técnico, Koefender passou a ser o novo gestor da divisão que está em operação há pouco mais de seis meses.
A indústria sempre fez parte de sua vida profissional, porém, em outros nichos. Pelo período de 24 anos trabalhou na Calçados Reifer, em Teutônia, iniciando como auxiliar no laboratório do Departamento de Qualidade até gerente de uma das filiais. Depois fez parte do Grupo Paquetá, em Sapiranga, por dois anos. Seu retorno a Teutônia ocorreu em seguida, época em que trabalhou na empresa Couros Bom Retiro – CBR, por três anos e, pelo mesmo período, exerceu a função de gerente de produção na empresa Faros, em Cruzeiro do Sul.
O vínculo com a indústria está atrelado à sua formação. Graduado em Administração de Empresas pela Univates e mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Koefender também se dedicou à docência. Na universidade onde se formou, anos depois retornou como professor no curso de Administração, lecionando e ajudando a formar novos profissionais pelo período de seis anos, além de participar como convidado no curso de MBA em Gestão. Por coincidência do destino, foi professor no extinto campus da Univates em Encantado, à época que funcionava no edifício onde hoje está localizada a agropecuária e a Divisão Produção Agropecuária da Dália Alimentos. “Muitos alunos, funcionários da cooperativa, passaram por ali”, recorda.
Bagagem x desafio
Toda essa bagagem, Koefender quer aplicar na cooperativa, em sua mais nova função como gerente. Prevendo um futuro com muitos desafios, garante ser capaz de atender às demandas que virão e sobre a divisão frango de corte, entende que se trata de uma nova atividade para a cooperativa e que atenção e trabalho serão fatores essenciais para alcançar resultados e desempenhos similares aos já atingidos pela suinocultura e pecuária leiteira.
Diante do atual momento de pandemia em decorrência da Covid-19, Koefender diz ser mais um desafio a ser superado e que a planta frigorífica está adquirindo estabilidade em todo o seu processo de forma gradativa. “Estamos falando de um projeto moderno e que atende a todas as legislações sanitárias do setor e cabe a nós ampliarmos a produção com segurança e, em breve, ocuparmos toda a capacidade produtiva, entendendo que essa cadeia envolve, ainda, o crescimento e desenvolvimento do incubatório e a ampliação dos condomínios para a produção de frangos de corte”.
Entusiasta da cooperativa, o novo gerente se diz otimista com o novo desafio. “Meus objetivos consistem em viabilizar a execução do que for determinado pela Direção da Dália. Tenho diversos amigos que estão vinculados à cooperativa desde longa data e sentem muito orgulho de trabalhar aqui. Espero, em breve, ter esse mesmo sentimento. E finaliza: ser gerente é um desafio capaz de ser alcançado”. Koefender é natural de Lajeado, casado com Anelise (55) e pai de Amália (28) e Arthur (26).
Legenda: Koefender assumiu a gerência da unidade de frango em julho
Foto: Divulgação
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos
Jornalista Carina Marques