05/09/2025
Divisão Varejo capacita equipe

Nos dias 26 e 27 de agosto, respectivamente no Auditório do Sicredi Região dos Vales e no Centro de Cultura Ouro Branco, as equipes do Dália Supermercados e das Casas Agropecuárias participaram de palestras realizadas com apoio do Sistema Ocergs/Sescoop, que tiveram como tema central “Excelência no Atendimento ao Cliente”.
A consultora Neidi Cassol abordou a importância do atendimento como diferencial competitivo para a Divisão Varejo da cooperativa. Durante os encontros, foram aprofundados diversos temas, como a priorização do cliente, os diferentes perfis de consumidores, o engajamento e as melhores formas de atendê-los.
As palestras foram estruturadas em dois dias. A primeira palestra reuniu 110 colaboradores e abordou aspectos como postura, movimentação em loja, acolhimento adequado, objetividade na comunicação e equilíbrio entre cordialidade e eficiência. A gerente da Divisão Varejo, Dargela Tânia Dadalt, explicou que o propósito foi destacar que a satisfação do cliente é um diferencial essencial para a fidelização e permanência nas lojas da Dália.
A segunda palestra contou com a participação de 27 lideranças. Além do reforço sobre cordialidade no atendimento, foram apresentadas ferramentas para potencializar a atuação dos gestores no dia a dia. “Entendemos a importância do alinhamento das equipes e da comunicação clara para que os processos ocorram da melhor forma possível”, afirmou Dargela.
Ao observar situações reais e trazer essas percepções para o público, a consultora Neidi possibilitou reflexões sobre melhorias de postura, atendimento e engajamento das equipes. Com uma comunicação clara, ressaltou a relevância de colaboradores comprometidos com a empresa e destacou ainda o compromisso organizacional com o desenvolvimento profissional, os planos de carreira e a valorização das pessoas.
Para a gestão da Divisão Varejo, reunir as equipes em iniciativas de capacitação é fundamental diante dos desafios atuais, como a alta rotatividade e a necessidade de manter o comprometimento diário. “Quanto mais dispusermos de ferramentas e informações, mais efetivos seremos. O foco é que nossas lojas ofereçam um atendimento que garanta a cada cliente ser bem acolhido e ter suas expectativas atendidas”, frisou Dargela, ressaltando que os resultados estão diretamente ligados ao desenvolvimento das equipes.
CONHECIMENTO APLICADO AO DIA A DIA
A Supervisora das Casas Agropecuárias, Ana Claudia Anater, reforçou a importância das palestras, fundamentais para capacitar constantemente as equipes e mantê-las atentas às demandas e tendências dos consumidores: “Buscar a excelência no atendimento e melhorar a comunicação são aptidões que todo profissional de vendas precisa aprimorar continuamente”, comentou Ana, ressaltando que as técnicas exploradas tiveram como objetivo a vivência prática diária. “Os conteúdos foram muito proveitosos e nos fizeram refletir sobre a importância da agilidade e da gestão do tempo em nossas atividades”.
Por fim, destacou que, no atendimento ao cliente, são essenciais atenção e empenho, além do cultivo de um bom relacionamento interpessoal. “Observamos que existem algumas predisposições que todo vendedor precisa desenvolver, como ser um bom ouvinte, demonstrar interesse, empatia, clareza e capacidade de resolver os problemas do consumidor”, concluiu a supervisora.
Legenda: com apoio do Sistema Ocergs/Sescoop, equipe da Divisão Varejo recebeu duas palestras
Fotos: Ana Claudia Anater
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos
Jornalista Kástenes Casali