06/10/2022
Ex-presidente da Dália se despede aos 83 anos
Jatir Mezacasa foi o terceiro presidente da cooperativa e sócio fundador do Sicredi Região dos Vales
Líder comunitário do município de Encantado e cooperativista em sua essência, Jatir Mezacasa, aos 83 anos, faleceu no dia 7 de setembro. Ele estava internado no Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST).
Jatir presidiu a Cooperativa Dália Alimentos nos anos de 1976 a 1989. Era natural de Nova Bréscia e residia em Encantado há muitos anos. Mezacasa foi agricultor até os 28 anos e, por 12 mandatos, foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Secretário Municipal da Agricultura e de Desenvolvimento de Nova Bréscia.
Além disso, presidiu o hospital do mesmo município e foi sócio fundador do Sicredi Região dos Vales
Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini:
“No ano em que a Cooperativa Dália Alimentos completa 75 anos e, no dia da Independência do Brasil, a Dália perdeu seu terceiro presidente. Jatir Mezacasa de 83 anos, foi um líder que marcou sua época. Esteve à frente da cooperativa nos anos de 1976 a 1989. Foi um momento em que a cooperativa cresceu e se desenvolveu em diversos municípios.
Jatir sempre foi um líder. Primeiro sindical e depois cooperativista. Em sua gestão, durante 13 anos, a Dália avançou e se tornou referência. Junto com outras lideranças, fundou o Sicredi Região dos Vales, que neste ano completa 40 anos. Tudo isso marcou a trajetória de uma pessoa cooperativista em sua essência para liderar com a visão de que era necessário reunir os produtores e fortalecer essa importante profissão. Além disso, fortaleceu também a Dália Alimentos que passou a ser uma das cooperativas mais diversificadas por atuar em diferentes indústrias.
Jatir foi uma pessoa muito inteligente e atento aos fatos. Sempre muito próximo, compromissado com o desempenho e o futuro da empresa. Nos deixa um grande legado, tanto quanto para a Dália quanto para a comunidade regional. Hoje é um dia de luto especialmente p grande família Dália!”
Presidente Executivo: Carlos Alberto de Figueiredo Freitas
“Essa notícia nos pegou de surpresa. Cada pessoa tem a sua época e, importante, é que cada pessoa, no seu determinado tempo e época, faça o seu melhor. E foi isso que Jatir fez. Ele fez o melhor que pode. Procurou ser uma liderança forte, uma liderança bem intencionada e em sua essência, cooperativista. Era um pequeno produtor rural que se transformou em uma liderança sindical e após, em uma liderança cooperativa.
A pessoa que é vocacionada para liderar, já nasce com a vontade de fazer algo inovador, e por isso, ele nos deixa marcas. A passagem de Mezacasa foi extremamente importante enquanto boa liderança e fez sua parte.
Nós fomos a gestão seguinte e demos continuidade à administração do Jatir, a partir de 1990, quando cooperativa enfrentou momentos difíceis.
Desde 1990 participando da gestão da Dália, eu consigo entender com clareza as diversas circunstâncias que as pessoas conduziram a empresa ao longo dos anos passaram. Não é fácil, por isso, eu admiro as outras administrações. Além disso Jatir soube enfrentar as dificuldades e distribuir riqueza e desenvolvimento para a empresa e comunidade.”
Legenda: Jatir Mezacasa foi o terceiro presidente da história da Dália e morre aos 83 anos
Foto: Arquivo
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos
Jornalista Kástenes Casali