17/07/2025

Família Liesmann cultua o cooperativismo com olhar no futuro

A propriedade de 13 hectares localizada na Vila Santo Antônio, em Mato Leitão, na divisa com Venâncio Aires, pertencente à família Lieismann, que possui uma longa história na produção de suínos e na atividade leiteira, ambas sempre destinadas à Cooperativa Dália Alimentos.

Naturais de Venâncio Aires, atualmente a produção da propriedade é conduzida pelo casal Décio (55) e Marines Beatris Becker (52), juntamente com o filho Douglas Liesmann (27). No entanto, a história na suinocultura começou com o pai de Marines, o senhor Aldino Becker (77). “Meu sogro iniciou na atividade ainda na década de 1980, quando existia o ciclo completo, ou seja, o associado criava os suínos em todas as fases, dentro de uma única propriedade e a cooperativa comprava apenas o animal adulto, já na fase de engorda”, relata Décio.

Com o passar dos anos e à medida que a Dália modernizou o processo produtivo com o sistema integrado — onde cada associado se responsabiliza por uma etapa, seja Unidade Produtora de Leitão (UPL), creche ou terminação —, Décio viu a oportunidade de expandir o negócio e, assim, construiu mais uma instalação na propriedade do sogro. “Essa parceria durou duas décadas. Construí o segundo galpão em 1999 e seguimos trabalhando juntos até 2019”, conta o associado, ao mencionar que, naquele ano, Aldino se aposentou.

Ainda em 2019, a família decidiu ampliar o galpão, que até então tinha capacidade para alojar 350 animais. Com um investimento de R$ 360 mil ampliaram a estrutura para comportar 600 suínos na fase de terminação. “Foi um período de bons ventos para a suinocultura e a cooperativa abriu novas vagas para quem quisesse investir. Por isso, abraçamos a oportunidade”, relembra Décio.

Sucessão

O casal conta com o apoio do filho Douglas, que projeta dar continuidade à produção na propriedade. “Desde pequeno acompanho meus pais, sempre estive presente nas atividades, visitando as instalações e lidando de perto com os suínos”, comenta. Para conciliar as tarefas do dia a dia, Douglas e sua mãe cuidam do gado leiteiro, enquanto Décio se dedica à suinocultura.

Cooperativismo

Essa continuidade no trabalho iniciado por Aldino Becker reflete não apenas a vocação para a atividade rural, mas também a satisfação de pertencer ao quadro social da Dália e o amor pelo cooperativismo. “A sólida gestão da cooperativa é um exemplo para nós e nos transmite segurança. Além disso, sabemos que a direção sempre prioriza o desenvolvimento dos associados, incentivando seu crescimento com uma assistência técnica de excelência”, ressalta Marines.

Ela também destaca que a família é ativa na comunidade e está engajada nas atividades tradicionalistas e religiosas. “Além da nossa vocação como produtores rurais gostamos de participar do CTG Querência da Mata, onde Décio frequentemente se envolve em longas cavalgadas pelo Rio Grande do Sul. Atualmente, também atuamos como casal presidente da igreja da comunidade.”

Técnico | Eliandro Provensi

Eliandro acompanha a propriedade desde que integra a assistência técnica da Dália, em 2017. Ele destaca a importância da sucessão familiar e elogia a condução e a gestão da propriedade, que concilia com êxito as atividades de suinocultura e leite. “É uma família extremamente trabalhadora que, assim como muitas outras, migrou do cultivo de fumo para atividades alternativas. Na Dália, encontraram uma maneira sustentável de viabilizar a propriedade”, conclui o técnico.

 

Legendas: propriedade é conduzida pelo casal Décio (55) e Marines (52) junto com o filho Douglas Liesmann (27) e conta, com a assistência técnica de Eliandro Provensi

Foto: Kástenes Roberto Casali

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Jornalista Kástenes Roberto Casali

Fale com a Dália
Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa