13/02/2025

Família projeta sucessão com a filha mais velha

Na localidade de Linha do Sul, em Candelária, a família Goecks, associada à Cooperativa Dália Alimentos desde 2008, está se preparando para a sucessão familiar na propriedade e, realizando novos investimentos.

Todos os dias, logo cedo, Eduardo Augusto (46), Sonia Isabela (52), Samara Luísa (19) e a caçula Élida Sofia Goecks (14) trabalham juntos na propriedade. “Samara e Élida conhecem todas as atividades diárias, desde separar as vacas por estágio de lactação até ordenhar e alimentar o rebanho, ajustando as quantidades de ração conforme necessário”, explica Eduardo.

Embora a atividade tradicional da região seja o cultivo de tabaco, Eduardo e Sonia se dedicam ao rebanho leiteiro há mais de duas décadas. “Em 2004, adquirimos quatro animais para iniciar nossa atividade. Ao longo do tempo, descobrimos nossa vocação e, em 2008, nos associamos à Dália para viabilizar nossa produção”, relata o produtor rural.

Após a associação, a família ampliou sua produção com a compra de seis novilhas. “Recebemos apoio do Setor Gado Leiteiro da Dália nessa aquisição, o que foi fundamental para aumentarmos rapidamente nossa produção diária”, comenta.

Anos depois, enfrentaram um desafio ao adquirir mais 20 animais. “Esse investimento trouxe dificuldades com a alimentação dos novos integrantes do rebanho. Tivemos que nos readequar e aprendemos muito com essa experiência”, recorda Eduardo.

Ex-Delegado e Conselheiro Fiscal

Eduardo foi delegado da região do Vale do Rio Pardo entre 2013 e 2019 e posteriormente ocupou uma vaga no Conselho Fiscal. “Durante meu ano no Conselho, aprendi bastante sobre a gestão da cooperativa. Essa experiência me proporcionou conhecimentos que apliquei na gestão da propriedade”, relaciona.

Sucessão

A sucessão familiar teve início em 2019. Enquanto Eduardo se deslocava à cooperativa em Encantado a cada 15 dias para as reuniões do Conselho Fiscal, Samara ajudava sua mãe nas atividades diárias da propriedade. “Inicialmente ajudava nos dias em que meu pai estava ausente, mas fui me apaixonando pela atividade. Hoje não me imagino longe da fazenda”, explica Samara.

Ela se interessou tanto pelo cuidado dos animais que decidiu fazer um curso técnico em zootecnia. “Queria um curso que não me afastasse de casa por muito tempo e encontrei o Instituto Federal Farroupilha, no município de São Vicente do Sul, com duração de um ano”, conta Samara, ressaltando que a distância de Candelária é de 200 quilômetros.

No entanto, ao tentar se inscrever, as vagas já estavam preenchidas. “No final de 2023, não consegui matricular-me devido à falta de vagas. Mas no ano passado, com algumas desistências, consegui efetuar minha inscrição e iniciei o curso em fevereiro”, menciona Samara, destacando que concluirá o curso na metade deste ano e pretende fazer um curso de inseminação em seguida.

Investimentos

Há dois anos, a família instalou 30 placas solares no valor de R$ 56 mil para reduzir o consumo de energia elétrica. Além disso, investiram cerca de R$ 25 mil na construção de dois silos que está sendo finalizado, no qual comportam até 300 toneladas de silagem, suficiente para mais de um ano de alimentação do rebanho. “Atualmente cuidamos de 38 animais entre lactação, novilhas e terneiras”, detalha Sonia.

Técnico | Cleiton Gass

O técnico agropecuário Cleiton Gass atende a família Goecks desde 2008 e destaca a eficiência na gestão da propriedade, especialmente com a continuidade das atividades por parte da filha mais velha, Samara, a família tem um bom motivo para continuar investindo no negócio. “A decisão de Samara foi uma excelente notícia. É fundamental que a família trabalhe sabendo que todo investimento terá continuidade e não ficará ocioso. A família já tem estudado a possibilidade de instalar um galpão e confinar o gado futuramente”, ressalta Cleiton.

Atualmente, a área total da propriedade é de 11 hectares, dos quais 4 hectares são dedicados à produção de milho para silagem e outros 4 hectares para silagem de sorgo em uma safra. “Embora a atividade leiteira seja a principal, eles também cultivam soja e tabaco como complemento de renda”, conclui.

 

Legenda: Eduardo Augusto (46), as filhas Samara Luísa (19) e a caçula Élida Sofia Goecks (14), a esposa Sonia Isabela Goecks (52) e o técnico Cleiton Gass (37)

Foto: Kástenes R Casali

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Kástenes R. Casali

Fale com a Dália
Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa