12/03/2025
Filho dá continuidade ao legado do pai

José (58) preparou o filho que assumiu a produção em janeiro deste ano
Em outubro de 2023, o Dália em Notícias divulgou o andamento de um projeto de sucessão familiar no município de Travesseiro. Após este período, acompanhamos como foi a transição exemplar da família Zanatta.
Localizada próxima à área central de Travesseiro, a propriedade da família é gerida por Matheus Henrique Zanatta (34), associado desde 2014, que assumiu a produção de suínos em janeiro deste ano. Desde jovem, ele acompanhou seu pai, José Zanatta (59) na atividade suinícola, mesmo durante sua breve passagem pela Prefeitura de Marques de Souza e na construção civil. “Meus pais construíram as instalações para abrigar 1,1 mil suínos na fase creche em 2007. Com o tempo, devido à idade, planejavam encerrar a atividade. Por isso, avaliei que seria um desperdício deixar a estrutura parada e, assim, atendi ao convite do meu pai e retornei para casa ainda em 2011 para dar continuidade ao legado”, explica Matheus.
Ele revela que seu pai ainda participa ativamente do manejo dos animais, visitando o galpão algumas vezes por semana. “Meu pai ama o que faz e tem quase três décadas de experiência na suinocultura. Ele me ajuda diariamente, mas decidimos que em agosto ele encerrará suas atividades definitivamente”, afirma.
Matheus destaca que assumir a produção no início do ano foi resultado de um longo preparo. “Para entender o manejo dos leitões é fundamental acompanhar o trabalho em pelo menos dois lotes e sempre ouvir as orientações do técnico”, ressalta.
Curiosidade
Zanatta lembra com carinho o período da construção da instalação em 2006, quando tinha apenas 15 anos. “Junto com meu pai nos empenhamos na obra, auxiliando os pedreiros e serventes. Participamos de tudo, até mesmo da instalação do piso. Recentemente, também pintamos o galpão, fizemos reparos e construímos um fumigador”, conta ele.
CTG Travessia Crioula
Além da suinocultura, Matheus possui outra paixão: a criação de gado de corte. “Como amo cuidar dos animais e na propriedade temos mais 12 hectares, esse rebanho complementa minha renda. Também sou tradicionalista e tenho um cavalo e um burro para as cavalgadas”, diz.
Ele já percorreu milhares de quilômetros em cavalgadas junto ao Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Travessia Crioula. “Sou tradicionalista desde a adolescência e participei de inúmeras cavalgadas com a chama crioula”, comenta.
Um dos momentos marcantes da sua trajetória no CTG foi quando assumiu a patronagem do CTG entre 2020 e 2024. “A instituição foi fundada em 2007 e, durante minha gestão como patrão consegui construir uma sede física ao angariar recursos da Administração Municipal”, lembra.
Técnico | Eliseu Provensi
O técnico agropecuário, Eliseu Provensi, presta assistência à propriedade desde 2014 e ressalta que a sucessão foi bem estruturada ao longo dos anos. “É uma propriedade bem organizada. O pai preparou o filho com boas práticas de manejo, regulagem correta dos coxos de alimentação e cuidados necessários com o frio rigoroso do inverno”, destaca Provensi ao mencionar alguns exemplos de manejo.
Além dos associados do município de Travesseiro, atualmente, Eliseu também atende municípios de Arroio do Meio, Estrela, Teutônia, parte de Colinas, Westfália, Fazenda Vila Nova, Triunfo, Brochier, Marata e Pareci Novo.
Legenda: além da suinocultura, outra paixão de Matheus Henrique Zanatta (34), é levar tradição gaúcha às cavalgadas
Foto: Kástenes R Casali
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos
Kástenes R. Casali