07/07/2023

Frente Parlamentar: Direção participa de reuniões com autoridades

Piccinini esteve na Assembleia Legislativa tratando sobre a Frente Parlamentar em Defesa da Proteína Animal no dia 12/06

O Presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Dália Alimentos participou no dia 12 de junho de uma reunião com autoridades na Assembleia Legislativa em Porto Alegre sobre a Frente Parlamentar em Defesa da Proteína Animal.

Para o presidente do conselho, Gilberto Antônio Piccinini, essa Frente Parlamentar é importante, pois busca valorizar o consumo de proteína animal e permite estabelecer discussões sobre ações a serem implementadas e incentivos fiscais do governo estadual. “A ideia é mostrarmos para as autoridades estaduais e federais, que o setor de proteína passa por uma grave crise e precisa de ações emergenciais para superara as dificuldades”.

Instalação da frente parlamentar

A Frente Parlamentar em Defesa da Proteína Animal foi instalada no dia 24 de maio e foi uma proposta do deputado Airton Artus de Venâncio Aires. O grupo busca destacar os benefícios do consumo de carne em detrimento a alimentos ultraprocessados. No discurso de instalação, o deputado afirmou que o órgão também deve servir como fórum para outras questões relativas ao setor.

Representando as agroindústrias gaúchas durante o ato de instalação da frente parlamentar, também esteve presente o Vice-Presidente da Cooperativa Dália Alimentos, Pasqual Pertoldi, que em seu pronunciamento, parabenizou a iniciativa do deputado, mas também abordou fatores da crise que o setor enfrenta desde 2021. “Essa é a pior e mais duradoura crise do setor de produção de proteína animal que me recordo. Passamos por um momento semelhante em 2002 e 2003, quando a febre aftosa impediu que o país exportasse carne suína. No entanto, estamos enfrentando essas dificuldades há três anos e todo o segmento necessita de incentivos fiscais”.

Bertoldi alertou para alguns gargalos, como o custo logístico, as altas taxas de juros e a falta de incentivos do governo para o produtor de grãos no estado do RS. “É grave o que está acontecendo com o setor da proteína animal. São diversos os motivos que desencadearam essa crise, como por exemplo a falta de competitividade das agroindústrias gaúchas por causa do custo logístico, desde trazer os grãos e depois levar os produtos para outros estados. Além disso, o setor carece de linhas de financiamentos mais atrativas. Precisamos que nossos governantes e representantes políticos atentem para a situação de todo o segmento de produção animal”.

 

 

Legenda: Vice-Presidente do Conselho de Administração, Pasqual Bertoldi, junto com outras autoridades do setor na instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Proteína Animal

Foto: Kástenes Casali

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa