17/04/2023

Imunização para os funcionários da Dália

Funcionários dos frigoríficos de suínos em Encantado e de frango em Arroio do Meio receberam a vacina da influenza tetravalente gratuitamente

A prevenção de doenças contraídas por gripe é uma preocupação antiga na Cooperativa Dália Alimentos, que todo ano, nesta mesma época, promove a vacinação para os funcionários. No mês de abril, foram cerca de 410 empregados imunizados de forma gratuita nas unidades frigoríficas de suínos em Encantado e de aves em Arroio do Meio. A vacinação é opcional e é aplicada somente se o funcionário desejar.

A Dália disponibiliza vacinas preventivas da gripe desde 2007, incluindo funcionários de outros setores e pessoas a eles vinculadas que encomendaram com antecedência a vacina, com usto de R$ 50,00 por dose.

A influenza tetravalente prevenir o adoecimento por gripe comum, H1N1, variantes da gripe sazonal e cepas virais. Com isso, reduz o absenteísmo dos funcionários e também há melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores que permanecem com boa saúde.

Conforme a técnica em enfermagem do trabalho, Tatiane Rodrigues, que faz a aplicação nos empregados de Encantado, a vacina tetravalente reduz hospitalizações e consultas ambulatoriais pela diminuição da circulação do vírus no período de inverno. “A vacina é muito importante para evitar a sobrecarga nos serviços de saúde, principalmente com a chegada do frio no inverno”.

Conter a gripe

Para o técnico em enfermagem do trabalho responsável por aplicar a vacina no Complexo Industrial Avícola em Arroio do Meio, Ederson dos Santos Reis, essa imunização é importante, pois ajuda a conter a contaminação e a propagação do vírus da gripe, especialmente em locais de aglomerações diárias como ocorre nas empresas. “No frigorifico ainda possuímos um agravante para a imunidade que seria o contato com o frio e as mudanças de temperaturas mais frequentes em decorrência de setores climatizados, como a câmara fria, e assim, o funcionário fica mais suscetível a contrair gripe e resfriados sem a dose da vacina”.

Ederson salienta que a vacina começa a agir no corpo em até duas semanas. “O organismo precisa desse período para reconhecer o medicamento e começar a produção de anticorpos, servindo de defesa para o corpo, que mesmo entrando em contato com o vírus, a pessoa ainda assim fica imune”.

 

Legenda: Mais e 400 funcionários foram vacinados neste ano

 

Foto: Arquivo/ Kástenes Casali

 

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

 

Kástenes Roberto Casali

 

Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa