08/08/2022
Iniciativa da Dália propõe reduzir o desperdício de comida no refeitório
Nutricionista responsável pelo refeitório na unidade de Palmas afirma ter boa adesão por parte dos comensais
Objetivando a conscientização sobre o desperdício de alimentos, a Cooperativa Dália Alimentos, por meio do refeitório do Complexo Avícola localizado em Palmas no município de Arroio do Meio, propôs uma iniciativa aos comensais da unidade. A campanha, que começou em julho, consiste em premiações para aqueles que alcançarem as metas estabelecidas pela empresa.
Todos os dias, cerca de 390 funcionários almoçam no refeitório da unidade da Divisão Frango de Corte no distrito de Palmas. Para a nutricionista responsável, Stéfanie Simonis Lucca, o desperdício de comida durante as refeições é um tema que deve ser tratado com seriedade. “Já iniciamos diversas campanhas dentre elas, flyers de conscientização e sorteio de brindes, mas foram pouco efetivas quanto ao resto ingesta, que é a relação entre a comida devolvida na bandeja pelo comensal e a quantidade de alimentos e preparações oferecidas”, comenta a nutricionista.
Para o controle dessa prática, sempre que os funcionários que almoçam no local recebem um tag, sempre que a bandeja não conter sobras de comida. “Sabemos que nossos comensais adoram sobremesa e utilizamos esta informação para implementar a iniciativa. Criamos uma pequena tag com um frango desenhado para representar nossa unidade e, ao devolver a bandeja sem sobras, o funcionário recebe uma tag. que deve ser guardada e, ao acumular 10 delas, têm direito a uma sobremesa especial, servida às sextas-feiras”, afirma Stéfanie.
Essa sobremesa será diferente daquelas comumentemente servidas. “O funcionário que receber a sobremesa também ganha uma outra tag, de cor dourada, que pode ser colada no crachá, simbolizando o reconhecimento e seu bom exemplo”.
Mesmo recente, a campanha obteve grande adesão, onde a primeira sobremesa já foi servida. “A sobremesa especial foi servida pela primeira vez no dia 15 de julho e foi brownie de chocolate com calda de creme, mas faremos outras receitas”, ressalta.
“Trabalhar a conscientização”
Para o gerente da Divisão Corte de Frango, Eduardo Koefender, a iniciativa surgiu por causa dos desperdícios. “Nossa demanda é trabalhar a conscientização e estimular essa cultura que diminui as perdas, trazendo resultados positivos para a empresa e ainda beneficia os funcionários com uma surpresa”, afirma.
De acordo com o gerente, no final do mês o refeitório pretende comparar os números. “Temos uma grande expectativa, onde a nutricionista já tem notado mudanças significativas na quantidade em quilogramas a menos nessas primeiras semanas”.
Sem desperdícios
Um dos funcionários reconhecido com a tag dourada foi o supervisor de manutenção, William Tuchtenhagen, que reforça a importância da conscientização. “Apesar da sobremesa ser muito boa, o mais importante é a iniciativa de não desperdiçar a comida e, por isso, espero que cada vez mais essa cultura seja divulgada”, finaliza.
Legenda: os comensais que não desperdiçarem alimentos ganham tags que podem ser trocado por sobremesa
Foto: Kástenes Casali
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos
Jornalista Kástenes Casali