10/06/2025

Intercâmbio buscou ver o funcionamento de uma tecnologia na coleta do leite

Três Gerentes e dois Supervisores se deslocaram até a Castrolanda para observar as vantagens de uma Plataforma Digital 

No início do mês de maio, Gerentes e Supervisores da Cooperativa Dália Alimentos visitaram a Castrolanda, Cooperativa Agroindustrial localizada em Castro, no estado do Paraná. O objetivo desse intercâmbio foi observar, na prática, o funcionamento da plataforma digital utilizada para a coleta de leite, bem como as funcionalidades que a tecnologia proporciona.

Na comitiva estavam os gerentes da Divisão de Controle de Qualidade, Ivane Giacobbo; de Produção Agropecuária, Fernando Araújo de Oliveira; e de Produtos Lácteos, Antonio Maria Salazar Leivas; além dos supervisores Administrativo, Josoel Fleck, e do Setor Gado Leiteiro, Yago Machado da Rosa.

“A Castrolanda é uma referência na produção de leite no Brasil. Por isso, visitamos a unidade chamada Pool Leite, que gerencia cerca de 2,5 milhões de litros de leite por dia. Pudemos ver, na prática, o uso da plataforma digital para a coleta do leite. Com a adoção da ferramenta, a cooperativa passou a coletar dados de forma estruturada, garantindo segurança, padronização e confiabilidade das informações”, afirma a gerente da Divisão de Controle de Qualidade, Ivane Giacobbo.

Ela acrescenta que a plataforma oferece recursos para auditoria de dados de forma remota, por meio de alertas e mapas interativos, além de relatórios automáticos que proporcionam um resumo das atividades mais relevantes.

Gestão com mais qualidade

Conforme o Gerente da Divisão Produtos Lácteos, Antonio Maria Salazar Leivas, a visita da equipe da Dália à Castrolanda surgiu da necessidade de implantar novas tecnologias relacionadas ao controle da coleta de leite. “Fomos muito bem recepcionados pela equipe da Castrolanda e, lá, observamos o funcionamento de um aplicativo que detalha toda a logística até a chegada do leite na indústria”, comenta Salazar.

Ele explica que, atualmente, a Dália conta com rotas de coleta pré-definidas. No entanto, a adoção dessa nova tecnologia oferece acesso a informações mais detalhadas, permitindo o acompanhamento da rota do transportador em tempo real. “Essa inovação gera mais qualidade e melhorias para a Dália, os produtores associados e os transportadores. Com esses dados, poderemos tomar decisões mais assertivas no futuro. Além disso, é fundamental buscarmos constantemente novas tecnologias que modernizem e automatizem os processos e operações do dia a dia”, destaca o gerente.

 

Legendas: os Gerentes Antonio M. Salazar Leivas , Ivane Giacobbo e Fernando de Araújo e os Supervisores Yago Machado da Rosa e Josoel Fleck conheceram a plataforma no PR

Foto: Kástenes Roberto Casali

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Jornalista Kástenes Roberto Casali

Fale com a Dália
Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa