18/08/2025
Jovens associados visitam a cooperativa
Filhos de associados do Vale do Rio Pardo e Centro Serra conheceram três unidades fabris da Dália
Um grupo composto por 23 filhos de associados da Cooperativa Dália, com idade entre 6 e 30 anos, visitaram as indústrias no dia 28/007. O passeio itinerante iniciou na matriz em Encantado, no Parque Industrial, Dália Supermercado e, na parte da tarde, o grupo de jovens se deslocou até os Complexos Industriais Lácteo e Avícola em Arroio do Meio.
Pela manhã, os jovens das regiões do Vale do Rio Pardo e Centro Serra foram recepcionados pelo Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, no auditório Amélio Berté, na matriz em Encantado. “É sempre uma alegria receber os jovens, filhos dos associados, que desde cedo acompanham a família na produção de suínos e leite. Além disso, a ocasião é oportuna para proporcionar mais aproximação, diálogo e, ainda, por permitir que conheçam como funcionam as operações após a produção sair de suas propriedades”, destacou Piccinini.
Durante sua apresentação, o presidente explicou a estrutura de gestão da cooperativa e o organograma institucional. “A Dália conta com um Grupo Estratégico de Governança formado pelo Conselho de Administração, que representa o quadro social, exerce a função institucional e de representação política. Já a gestão dos negócios é conduzida pelo Presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas”, explicou.
Piccinini também apresentou os segmentos de atuação da cooperativa e sua capacidade produtiva. “Hoje, a Dália atua nas cadeias produtivas de suínos, leite, aves e grãos”, completou.
Capacidade de Produção
Na suinocultura, a cooperativa possui centenas de associados e mais de 1.500 colaboradores, distribuídos entre granjas, assistência técnica e o frigorífico de suínos. A atuação vai desde a genética dos animais até os ciclos de produção dos leitões, incluindo creches e terminação, culminando com o abate. “Optamos por um sistema de integração, sendo o associado remunerado pelo ganho de peso e pela conversão alimentar. Nossa capacidade de abate é de 3 mil suínos por dia, mas a cooperativa optou por reduzir a produção como estratégia para enfrentar os desafios do setor entre 2022 e 2024 na crise da proteína animal”, explicou.
No segmento leiteiro a Dália está presente em 92 municípios do Rio Grande do Sul. “Os produtores recebem assistência técnica de médicos veterinários e técnicos em agropecuária, com foco em produtividade e qualidade. Atualmente, a indústria de lácteos tem capacidade para receber até 1,2 milhão de litros de leite por dia.”
Em Palmas, está localizada a indústria de rações, que, somada à unidade de Encantado, tem capacidade de produzir até 500 toneladas por dia.
Já o Programa Frango de Corte, iniciado em 2020, conta com um matrizeiro, incubatório e nove condomínios avícolas com capacidade total para alojar 275 mil aves, abatidas no frigorífico em Arroio do Meio. “O frigorífico de aves tem capacidade para abate de 55 mil aves por dia, mas, assim como na suinocultura, a produção foi reduzida nos últimos dois anos”, finalizou Piccinini.
Jovens Impressionados com a Estrutura
Entre os participantes da visita, Felipe Grehs (16), cujos pais são associados na produção de leite no município de Candelária, destacou: “Já havia visitado a Dália em outra oportunidade com outro grupo de jovens. Quando novamente recebi o convite não hesitei em participar. É um dia enriquecedor, onde podemos ver de perto as indústrias da cooperativa e conhecer o presidente e alguns gerentes”.
Anitta Wegner (15), neta do Conselheiro de Administração Mário Wegner, do município de Paraíso do Sul, ficou impressionada com a grandiosidade das unidades e dos processos fabris. “Aproveitei as férias escolares para conhecer a Dália. É uma experiência única ver de perto como funcionam as operações de abate de aves e suínos, além do envase de leite”, comentou.
Cristofer Luis Schwendler (22) filho de associados da suinocultura em Venâncio Aires, também se disse impressionado. “Antes, só conhecia o supermercado em Encantado. Foi um privilégio conhecer as operações e comprovar a qualidade pela qual a Dália é conhecida. É gratificante saber para onde vai a produção da nossa propriedade”, declarou Cristofer, ao agradecer a Dália por abrir as portas aos jovens.
Legendas: Presidente do Conselho de Administração, Gilberto A. Piccinini, acompanhou jovens associados das regiões Vale do Rio Pardo e Centro Serra, nas unidades fabris da Cooperativa
Foto: Kástenes R. Casali
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos
Jornalista Kástenes Roberto Casali