14/11/2025

Mais uma turma conclui curso de Gestão pela Qualidade

Treinamento reforça o compromisso e a cultura da qualidade na Dália

Uma nova turma composta por 30 colaboradores de diversas unidades da Cooperativa Dália Alimentos concluiu o treinamento integrado sobre gestão pela qualidade, nos dias 13, 14 e 23 de outubro. Os encontros ocorreram no Auditório do Centro de Cultura Ouro Branco, no Parque Dália, em Encantado e foram realizados pela Asociação Gaúcha para Gestão da Qualidade (AGQ) com apoio financeiro do Sistema Ocergs/Secoop.

O curso, com carga horária de 24 horas, proporcionou aos participantes o desenvolvimento de habilidades teóricas e práticas, por meio de ferramentas e conceitos voltados ao planejamento estratégico, padronização de processos, indicadores de desempenho, gestão de pessoas e administração do tempo.

Desde o final do ano de 2024, aproximadamente duzentos participantes concluíram esta formação, entre eles gerentes, supervisores e encarregados. Além do quadro de funcionários, também participaram os Conselheiros de Administração e Fiscal, bem como três turmas de associados, totalizando dez turmas da Dália que já receberam esta qualificação.

Para o Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, o objetivo é qualificar os colaboradores e fortalecer a cultura da qualidade. Ele destaca que a Dália valoriza a busca constante pelo aprimoramento das pessoas e, há muitos anos, desenvolve programas voltados à gestão da qualidade, como o 5S e os Grupos de Controle de Qualidade (GCQ), que aplicam metodologias abordadas neste treinamento.

CURIOSIDADE    

O Presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, relembra que o modelo de gestão pela qualidade na Dália surgiu na década de 1990, por meio do Programa interno da Dália Gestão Pela Qualidade Total. “Este modelo de gestão pela qualidade foi um divisor de águas na história da Cooperativa. Na década de 1990, a empresa passava por grandes dificuldades, quando inclusive, se cogitava a venda do negócio para outra organização, mas os Conselheiros de Administração da época decidiram profissionalizar a gestão”, explicou Freitas ao destacar que a partir disso, a Dália Alimentos buscou pelos cursos voltados à gestão da qualidade.

O dirigente recorda que a Dália foi pioneira no ramo agropecuário ao implementar esse modelo de gestão no Rio Grande do Sul. Ele relembra que a equipe viajou por diversas regiões do Brasil e visitou cooperativas europeias até estabelecer parceria com a Associação Gaúcha para a Qualidade (AGQ). Na ocasião, a Cooperativa contou com o apoio da Gerdau, referência em gestão pela qualidade, que demonstrou interesse em contribuir para a introdução desse método de gerenciamento em uma empresa agroindustrial.

Carlos Alberto ainda frisa que o sucesso de uma empresa pode ser associado às diretrizes que envolve a qualidade total em todos os processos e produtos. “Sem isso, muitas empresas acabam sendo geridas pelo ‘eu acho’, sem padronização e eficiência. São organização que raramente atingem o sucesso”, explana.

 

Legenda: dez turmas já participaram do treinamento, totalizando aproximadamente 200 participantes

Foto: Kástenes Roberto Casali

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Jornalista Kástenes R. Casali

Fale com a Dália
Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa