26/12/2024
Matriz teve a primeira edição da Semana da Qualidade
![](https://dalia.com.br/wp-content/uploads/IMG_0138-1200x800.jpg)
Divisão da Qualidade proporcionou programação diferenciada aos colaboradores do frigorífico de suínos
A criação de suínos, a industrialização e o consumo foram os temas principais abordados na palestra “Do Campo à Mesa”, realizada na tarde de 28 de outubro, no Centro de Cultura Ouro Branco, na matriz da Cooperativa Dália Alimentos, voltada aos colaboradores do Frigorífico de Suínos. Esta atividade integrou a programação da primeira edição da Semana da Qualidade, promovida pela Divisão de Controle de Qualidade.
De acordo com a supervisora da Qualidade, Diana Duarte, a Semana da Qualidade tem por objetivo proporcionar aos funcionários uma abordagem diferenciada sobre o conceito de qualidade, por meio de palestras com fornecedores e parceiros da Dália. “Espalhamos diversas imagens nos setores com mensagens sobre controle de qualidade, nos vestiários, refeitórios e áreas de descanso, a fim de engajar todos os colaboradores”, relatou. Diana destacou ainda que esta programação será realizada anualmente, tanto na matriz como no Complexo Industrial Avícola, localizado em Arroio do Meio.
A supervisora também relatou que a iniciativa incluiu atividades práticas realizadas in loco com os funcionários de cada setor: “Promovemos auditorias internas e avaliação de asseio pessoal na barreira sanitária, conduzidas pelos próprios funcionários, para que vivenciassem os procedimentos de controle e avaliação da indústria sob o ponto de vista da qualidade”.
Segundo a supervisora, a programação contou com atividades interativas, como o “Quiz Show do Milhão”, com perguntas direcionadas aos colaboradores, cruzadinhas sobre temas de qualidade, concurso de desenho que possibilitou a participação dos filhos dos funcionários, propostas de ideias inovadoras, ginástica laboral para promoção da saúde e bem-estar, além de sorteios de brindes.
Qualidade no Processo Produtivo
Durante a palestra “Do Campo à Mesa”, apresentada pela médica veterinária da MSD, Élia Campos, enfatizou-se a importância de assegurar elevados padrões de qualidade em toda a produção suinícola. “Práticas de manejo, sanidade, bem-estar animal e um rigoroso controle no frigorífico são essenciais para o sucesso. A função de vocês, que recebem os animais para o abate, é extremamente importante nesse processo”, afirmou Élia.
A médica veterinária também ressaltou que a manutenção dos padrões de qualidade é crucial para a agroindústria: “Os produtos brasileiros são comercializados em vários paíse, e as habilitações para diferentes mercados só são possíveis com um sistema eficaz de fiscalização, garantindo a qualidade exigida”, acrescentou.
Genética
Por fim, Élia explicou as mudanças nas características genéticas dos animais ao longo dos anos. “No passado, a criação visava à produção de banha, mas, atualmente, o mercado exige mais carne. Por isso, a genética dos animais foi direcionada para aumentar o ganho em volume de carne”, concluiu.
Legenda: Médica Veterinária apresentou sobre a importância dos cuidados sanitários dos produtos de origem animal desde a origem no campo até a indústria
Foto: Kástenes R Casali
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos
Kástenes R. Casali