06/10/2022

Nova habilitação: Dália poderá exportar para o Canadá

A cooperativa está licenciada a exportar cortes de frango congelados para o mercado canadense que é exigente e concorrido 

Conquistar uma habilitação significa atender um arrazoado de requisitos, única forma de licenciamento para exportação a alguns países específicos. Embora as exportações, notadamente de frango, não indicaram crescimento durante o mês de setembro em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia (matéria ao lado), a Cooperativa Dália Alimentos, que busca constantemente novos mercados, conquistou habilitação para o Canadá no dia 09/09, para a planta do Complexo Avícola, localizado em Palmas em Arroio do Meio. No geral, o acesso a outros mercados é importante, não somente para Dália, mas também para qualquer empresa. A possibilidade de viabilizar novos negócios para o mercado externo pode significar um aumento na produção.

Conforme a gerente da Divisão Controle de Qualidade, Ivane Giacobbo, o Canadá é um importante comprador de carne de frango brasileira. “A Dália busca habilitar o maior número possível de países que oportunizam comercialização de proteínas para o mercado externo, e que têm melhores preços. Esse procedimento realizamos de acordo com a demanda, pois a ampliação do mercado externo está alinhada com a estratégia da empresa, que objetiva a diversificação de destinos, com aumento do valor agregado das vendas internacionais.”

A gerente ainda explica que o mercado canadense é pequeno e concorrido, se comparado a outros países, e, por isso, trata-se de uma conquista importante para a cooperativa. “O Canadá tem um dos mercados mais exigentes do mundo em relação à importação de alimento, o que nos leva à necessidade de produzir com qualidade superior.”

Novos mercados

“A Dália trabalha incansavelmente na abertura de novos mercados, pois, reconhece a importância de ampliar seu leque de alternativas, considerando as mudanças constantes; assim, o que se apresenta como o melhor mercado hoje, poderá não sê-lo amanhã, e vice-versa, tanto em relação à demanda por um produto quanto à logística para a entrega. Portanto, com opções de escolha, o resultado pode ser mais bem trabalhado”, afirma a supervisora de exportação, Silvana Todeschini Gomes.

Superexigente

Ainda, conforme Silvana, o mercado canadense é concorrido e superexigente em suas especificações. “Por esse motivo, comemoramos muito essa conquista”. Em se tratando de consumo, o país norte americano, entre outros itens, tem interesse na asa de frango para abastecer as cadeias de fast food. “Estamos ainda em fase de pesquisa e desenvolvimento para outros mercados, por isso não temos definida uma projeção de volume de exportação para lá.”

Exportações de frangos

Ao todo, as certificações atendem mais de 200 países, parte dos quais a Dália já possui habilitações especificas. Em dois anos de atividade de exportação, o setor avícola da Dália está presente no Haiti, Angola, Suriname, República Democrática do Congo, África do Sul, Emirados Árabes (Dubai, Sharjah), Moçambique, Kuwait, Iraque, Japão, Hong Kong e Singapura.

 

 

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

 

Jornalista Kástenes Casali

Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa