09/05/2023

Novos produtos Dália

No segundo semestre a Dália Alimentos disponibilizará cortes de frango temperado resfriado

Há diversas etapas antes de um produto chegar na prateleira. Uma delas ocorreu na manhã do dia 12/04 no salão gastronômico da sede da Cooperativa Dália Alimentos em Encantado. Na ocasião, direção, gerentes e supervisores avaliaram diferentes opções para cortes de frango temperado resfriado da Dália, que tem previsão de lançamento para o mês de junho.

“Atualmente, toda a nossa linha de frango é congelada, mas em breve estaremos lançando uma linha de cortes de frango temperado resfriado, com o objetivo de atendermos uma fatia do mercado gaúcho que é cativo a esse produto. No Rio Grande do Sul, temos uma marca forte e também uma capilaridade logística que nos permite entrar nesse mercado”, afirma o Vice-presidente Executivo e Gerente da Divisão Comercial de Carnes e Derivados.

 

Em se tratando da carne resfriada, Weingartner relata que há uma preferência nacional de consumo, tanto para bovino, como para suíno e frango. “No interior do estado é normal ir no açougue ou no supermercado e comprar carne resfriada, mas nos grandes centros urbanos é mais comum e acessível a carne congelada, sendo a mesma situação para as exportações”.

O Vice-Presidente executivo explica que, até o momento, toda a produção de frango é feita in-natura, ou seja, cortes sem tempero congelados, mas está previsto que a partir do mês de junho a Dália disponibilizará tulipa, peito e meio peito, sobrecoxa e coração resfriados temperados.

Novos mercados

 

Na pesquisa realizada pelo setor comercial obteve-se, como resultado, que metade dos clientes varejistas da Dália já trabalham com itens resfriados. “Em breve, teremos a oportunidade atendê-los em ambas as demandas, sejam cortes congelados e temperados resfriados”.

 

O produto temperado oportuniza a abertura de uma carteira significativa de clientes no estado. “Já os desafios estão relacionados aos fluxos logísticos de entrega. O produto resfriado possui um ciclo de vida de prateleira mais curto e isso exige velocidade e sincronia entre produção, área comercial e logística. É por isso que as vendas de resfriado fora do estado são praticamente impossíveis”.

 

Igor ainda enfatiza que a logística dos cortes resfriados contemplará somente o estado gaúcho. “Obviamente, tudo é uma questão de tempo e melhoria contínua dos processos até ocuparmos um espaço fiel no mercado. Mas a nossa expectativa é que a venda flua naturalmente. É bem provável que os clientes que acreditam na marca e já se relacionam com a empresa nos darão uma oportunidade”.

 

Seleção de tempero

Conforme a nutricionista responsável pelo refeitório do Complexo Industrial Avícola da Dália Alimentos, Stéfanie Simonis Lucca, para seleção de um produto saboroso e que carrega a qualidade Dália, a Divisão Frango de Corte juntamente, com o setor comercial, empregou uma metodologia de classificação dos sabores para essa seleção. “A metodologia chama-se escala hedônica. Nessa escala avaliamos textura, odor, sabor e aceitação das amostras testes cruas e cozidas”.

Para a seleção dos temperos foram escolhidas duas empresas representantes e uma amostra de um concorrente de mercado, que já trabalha e vende seu produto no ramo de cortes de frango temperados. “Selecionamos duas empresas de condimentos para realizar o teste, quatro tipos de tempero de uma das empresas e três tipos da outra. O total de cortes/temperos testados foi de nove amostras, contabilizando o concorrente”, relata Stéfanie.

A maior parte dos testes foi de asinhas de frango, mas também teve um corte de coxa e dois cortes de peito de frango. “Após compilar os resultados, a direção discutiu sobre o sabor mais aceito de acordo com o levantamento e já está tudo definido”.

Processo produtivo

Já no setor produtivo, o Gerente da Divisão Frango de Corte, Eduardo Koefender, salienta que há previsão de iniciar a produção com uma escala de 5.000kg/semana, mas com a capacidade de até 50.000kg/semana. “Já possuímos os equipamentos e estruturas de maior valor, mas ainda estamos finalizando o orçamento dos demais equipamentos e acessórios”.

Koefender frisa que a projeção é lançar o produto ainda na Suinofest, que ocorre em três finais de semana no mês de junho em Encantado. “Queremos realizar um lançamento oficial e após o evento, iniciaremos a produção regular”.

 

Legenda: Dália deve lançar cortes de frango temperado resfriado durante na SuinoFest em Encantado

 

 

Foto: Kástenes Casali

 

 

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

 

 

Jornalista Kástenes Casali

Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa