07/03/2024

Presidente da Dália entrega demandas ao ministro

Piccinini esteve em reunião com ministro Paulo Teixeira e equipe

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, recebeu as demandas da Cooperativa Dália no dia 16/02, quando esteve em Caxias do Sul.

O ministro esteve na Serra Gaúcha prestigiando o lançamento da Festa da Uva e em seguida, participou de uma reunião com cooperativas do agronegócio que se enquadram na agricultura familiar. Na ocasião, o Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, aproveitou a vinda do ministro Paulo Teixeira e, entregou pautas relativas às necessidades da Dália. “Foi uma reunião importante e proveitosa junto com o ministro e sua equipe, composta pelo Presidente da Conab, Edgar Pretto, entre outros. Este é mais um projeto em que estamos envolvidos, que é o Plano das Cooperativas da Agroindústria Familiar (PlanCoop), onde a Dália se enquadra justamente por ter cerca de 90% do quadro social composto por pequenas propriedades”, afirma.

Piccinini destaca que Teixeira recebeu as demandas e se propôs a analisar para viabilizar o projeto. “O ministro se comprometeu em dar celeridade e acelerar o projeto, concomitantemente às nossas demandas, pois o Governo Federal entende que a produção de alimentos em pequenas propriedades é importante e, portanto, pretende priorizar essa frente do agronegócio”.

Ele também explica que é o início de um importante trabalho voltado a uma metodologia eficaz. “Buscamos sempre sentar e conversar com as autoridades e, em conjunto, analisarmos as melhores propostas de acordo com as necessidades da empresa. Esperamos que, de fato, o governo olhe e atenda as nossas demandas, para novamente estabilizarmos a situação, a exemplo do que era antes das grandes crises”.

Unindo forças

O gestor ainda salienta que a região do Vale do Taquari, predominantemente produtora de leite, suínos e frango, se assemelha à região serrana, onde se destaca a produção de uva/vinhos. “Ambas as regiões que têm suas especificidades produtivas se assemelham por cultivar a agricultura familiar e, na ocasião, unimos forças para convencer o governo a contribuir para o desenvolvimento destas regiões produtoras”, expõe.

Demandas

O presidente do conselho explica que entre os principais pedidos entregues ao ministro está o acesso à linha de financiamento compatível com a realidade da Dália. “Nosso objetivo é ter acesso a operações de créditos compatíveis com a produção de alimentos, ainda mais com crises e contratempos climáticos registrados nos últimos anos”.

Por fim, Piccinini descreve que a cooperativa é a extensão do negócio do produtor. “Queremos possibilitar poder de renda com melhores condições às famílias associadas e, para isso, é imprescindível que a cooperativa esteja bem, pois a Dália é a extensão do negócio dos produtores”, conclui.

 

Legenda: Gilberto Antônio Piccinini junto com outras cooperativas da agricultura familiar entregaram demandas ao ministro em Caxias do Sul

Foto: Divulgação

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Desenvolvido por Toyz Propaganda e Bravo Interativa